Cidade

PSD afirma que PS é responsável por dia aziago nas escolas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-10-2016

A Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD acusa a Câmara PS de não saber gerir a boa herança que lhe deixou no campo das refeições escolares.

PUBLICIDADE

feijao-frade

Veja o comunicado da estrutura dirigida pelo vereador Paulo Leitão:

PUBLICIDADE

publicidade

As Graves Falhas nas Refeições Escolares

Nos últimos dias foram servidas, nas cantinas escolares do ensino primário e pré-primário de Coimbra, da responsabilidade da Câmara Municipal, refeições impróprias aos alunos. A situação foi de tal forma grave que obrigou muitos pais a levar os filhos ao Hospital Pediátrico, com sintomas de consumo de alimentos em mau estado.

PUBLICIDADE

O alerta relativo à qualidade das refeições escolares tinha sido feito, na última reunião da Câmara Municipal, pelo Vereador do PSD, Dr. José Belo, com base nos problemas que estavam a ser relatados por pais. Este alerta foi agora amplificado pelos meios de comunicação social locais. Na altura (há três dias atrás apenas!), o atual vereador com o pelouro da educação, o Dr. Jorge Alves, garantiu que “a Câmara estava a monitorizar e controlar a situação”.

O PSD lamenta a desastrada opção deste Executivo de prescindir da colaboração do Instituto Politécnico de Coimbra, que até 2013 tinha um contrato com a Câmara para fazer análises microbiológicas às refeições. Foi essa colaboração com o Instituto Politécnico que permitiu ultrapassar alguns problemas que houve no passado, ainda que esses problemas nunca tenham sido tão graves como os agora relatados.

As amostras agora recolhidas de alimentos que pareciam estragados terão de ser analisadas por entidades idóneas, para cabal esclarecimento da situação, e o PSD espera que os resultados sejam tornados públicos para todos informação de toda a comunidade escolar.

A Educação não tem cor partidária e, por isso, esperamos que o atual Executivo não estrague boa herança que recebeu, em 2013, nesta área.

Todos sabemos que para muitos alunos a refeição da Escola é a mais substancial e nutritiva do seu dia. Por isso só há uma solução: seguir o caminho da qualidade, custe o que custar, porque a Educação e as nossas crianças não têm preço.

O PSD está a contactar a comunidade educativa das Escolas envolvidas neste preocupante caso, para colaborar no esforço para definir estratégias pró-ativas de atuação, face à gravidade do que se está a passar neste início do ano escolar tão aziago.

Exigimos, por último, que sejam acionados todos os mecanismos legais e contratuais contra os responsáveis por uma situação desta gravidade (empresa fornecedora e empresa que assegura a qualidade dos alimentos), prevenindo a repetição de situações anormais como as que agora aconteceram.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE