Coimbra

PS vai propor atribuição da Medalha da Cidade de Coimbra a Carlos Cidade

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-06-2022

Os Vereadores da Câmara Municipal de Coimbra eleitos pelo Partido Socialista “entendem ser adequado e justo o devido reconhecimento da cidade, a título póstumo, ao Dr. Carlos Manuel Dias Cidade, que dedicou grande parte da sua vida à causa pública, em prol da cidade, das freguesias de Coimbra e dos seus cidadãos, tragicamente sucumbindo no pleno exercício do cargo de Vereador”.

PUBLICIDADE

“Com os fundamentos e razões que são conhecidos e reconhecidos pela população do concelho de Coimbra, considerando o empenho, a abnegação e a dedicação à causa pública de Coimbra como jurista, democrata, político, cidadão e líder comunitário solidário, é com muita honra e infinito pesar, que propomos à Câmara a atribuição da Medalha da Cidade de Coimbra – Grau Ouro, a título póstumo, a Carlos Cidade”, anunciam os socialistas em comunicado enviado a NDC.

Os eleitos pelo PS recordam que as distinções honorificas do Município de Coimbra têm por finalidade homenagear, publicamente, pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a elevação e dignificação do Município de Coimbra, bem como aquelas que se distingam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que elevam o nome de Coimbra pela sua ação cidadã, empresarial ou científica, defendem.

Carlos Manuel Dias Cidade nasceu a 10 de março de 1959, em Coimbra, tendo fortes raízes familiares no Redondo, Alentejo. Era casado, tinha dois filhos e três netos.

PUBLICIDADE

publicidade

Foi à cidade de Coimbra, pela qual nutria um amor incomensurável, que dedicou grande parte da sua vida. Aos dois anos deu os seus primeiros passos na Praça 8 de Maio, sob o olhar vigilante do pai, funcionário do mítico Café Santa Cruz.

Licenciado em Direito, no ISBB, em Coimbra, e com Pós-Graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, pelo CEDOUA, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, exercia a sua atividade profissional no Departamento Jurídico das Águas do Centro Litoral, SA (Grupo Águas de Portugal) e era, atualmente, Vereador em regime de não permanência na Câmara Municipal de Coimbra.

Exerceu funções de dirigente sindical desde 1980 até 1993.

No plano associativo foi Vice-Presidente na Direção da Associação Académica de Coimbra-Organismo Autónomo de Futebol entre os anos 2000 e 2002 e membro da Mesa da Assembleia Geral.

Foi também Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Desenvolvimento Rural e Social da Margem Sul do Mondego.

No plano autárquico, exerceu as funções de Adjunto e de Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, entre agosto de 1994 e janeiro de 2002.

Foi Deputado à Assembleia Municipal de Coimbra, pelo Partido Socialista, no mandato 1993-1997, tendo sido reeleito sucessivamente nos mandatos 1997-2001, 2001- 2005 e 2005-2009.

Foi Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, no mandato 2009-2013, sem pelouros atribuídos.

Nos mandatos 2013-2017 e 2017-2021, foi Vereador com competências delegadas nas áreas da Gestão Urbanística, Ambiente, Espaços Verdes e Jardins, Mercados e Desporto. Neste último mandato, exerceu ainda as funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.

No desempenho destas funções autárquicas, Carlos Cidade fica indelevelmente ligado ao apoio ao desporto, aos clubes, coletividades e seus atletas, através do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto e do Regulamento Municipal Tóquio 2020.

Neste período de oito anos, destacam-se o lançamento de empreitadas e projetos de execução para a criação de novos equipamentos desportivos municipais, dos quais se destacam o Parque Municipal de Skate, a Pista Municipal de BMX, o projeto e concurso para reabilitação da Piscina Municipal de Celas, Centro Desportivo Integrado e a reabilitação do Campo Municipal da Arregaça.

Também a reabilitação de infraestruturas desportivas foi uma forte aposta, como são exemplos o lançamento da empreitada de reabilitação do pavimento do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e a reabilitação e certificação da Pista Municipal de Atletismo. Já o Regulamento Municipal de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas permitiu a requalificação de mais de 30 equipamentos desportivos por todo o concelho.

Ao longo destes anos, foram dezenas os eventos nacionais e internacionais que Coimbra acolheu, projetando a cidade para o país e para o mundo, como são exemplos a partida oficial do Rally de Portugal, em 2019 e 2021, repetindo-se em 2022; o Multisport Weekend Coimbra 2021 (Taça do Mundo de Triatlo), que agora também se repete; e os Jogos Europeus Universitários 2018, que a Câmara apoiou desde a primeira hora, numa coorganização tripartida com a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra.

Da atividade das áreas que coordenou enquanto Vereador, destaca-se ainda a elaboração do Programa Municipal para as Alterações Climáticas, que reúne 92 medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas no município, tendo Coimbra sido dos primeiros concelhos do país a elaborar um plano a curto, médio e longo prazo.

No presente mandato 2021-2025 exercia a função de Vereador sem pelouros atribuídos.

A nível partidário, construiu o seu percurso enquanto membro da Comissão Nacional do PS, da Comissão Política Distrital e como líder concelhio de Coimbra do Partido Socialista, cargo que desempenhou durante mais de uma década.

Sempre com a defesa dos interesses da cidade de Coimbra em mente, exerceu, em representação do Município, as funções de Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Paúl de Arzila e da Comissão Ambiental de acompanhamento da Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico de Coimbra, no biénio 2016/2017.

Foi Membro do Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários/Coimbra 2018.

Acima de tudo, Carlos Cidade era um Homem bom e genuíno, um amigo sempre presente e pronto a ajudar todos os que precisavam de apoio, um cidadão exemplar e empenhado, um político combativo, um democrata convicto e um construtor de pontes, mobilizador e incansável, um acérrimo defensor da causa pública.

A cidade de Coimbra e as suas 31 Freguesias ficaram imensamente mais pobres com a sua partida inesperada, sendo nosso dever homenagear e honrar a sua dedicação à causa pública e o seu enorme altruísmo.

Carlos Cidade ficará para sempre na nossa memória e na história de Coimbra como alguém que ajudou, de facto, a fazer e a melhorar a cidade. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE