Política

PS reúne Comissão Nacional para eleger novo secretário-geral adjunto

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 24-03-2022

A Comissão Nacional do PS reúne-se em 02 de abril, em Lisboa, para eleger o novo secretário-geral adjunto dos socialistas, João Torres, que vai suceder neste lugar a José Luís Carneiro, já nomeado ministro da Administração Interna.

PUBLICIDADE

De acordo com a ordem de trabalhos desta reunião do órgão máximo dos socialistas entre congressos, além da eleição do novo “número dois” da direção deste partido, será feita uma análise da situação política.

Uma análise que deverá ser feita pelos dirigentes socialistas já depois de o terceiro executivo liderado por António Costa ter sido empossado pelo Presidente da República, mas antes do debate do programa do XXIII Governo Constitucional no parlamento.

PUBLICIDADE

Neste ponto, a intervenção do secretário-geral do PS, António Costa, será aberta à comunicação social.

A proposta de João Torres, secretário de Estado cessante nas pastas do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, para o lugar de “número dois” da direção dos socialistas, foi apresentada por António Costa na quarta-feira à noite, durante uma reunião com os membros do novo Grupo Parlamentar do PS.

PUBLICIDADE

publicidade

Antigo líder da JS, João Torres é licenciado em engenharia civil, foi vice-presidente da bancada socialista na anterior legislatura e candidatou-se a deputado do PS nas últimas eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto.

O cargo de secretário-geral adjunto do PS foi criado em 2016, tendo sido então estabelecido que este lugar apenas deveria ser exercido por um dirigente socialista que não assumisse funções governativas.

Este lugar foi primeiro desempenhado pela líder cessante da bancada do PS e futura ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, entre 2016 e 2019.

Entre 2019 e o presente, as funções de secretário-geral adjunto do PS foram exercidas por José Luís Carneiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE