Coimbra
PS realiza ‘rentrée’ política no sábado em Coimbra (com programa adaptado da Convenção Autárquica Nacional)

A Convenção Autárquica Nacional do PS, a rentrée socialista, decorre no sábado com um programa adaptado, após o adiamento devido ao acidente mortal com o elevador da Glória, mantendo-se Fernando Medina e Alexandra Leitão como oradores e José Luís Carneiro a encerrar.
No dia seguinte ao acidente que matou 16 pessoas no elevador da Glória, em Lisboa, o líder do PS, José Luís Carneiro, disse à Lusa que tendo em conta a gravidade do acontecimento, os socialistas tinham decidido adiar a sua rentrée politica, que deveria ter acontecido no passado em sábado, em Coimbra.
Segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial, a Convenção Autárquica Nacional do PS foi assim remarcada para o próximo sábado e mantém-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, tendo o seu programa sido adaptado.
PUBLICIDADE
A mesma fonte explicou que a escolha de Coimbra “é um sinal claro da forte aposta da direção nacional” na conquista da Câmara Municipal de Coimbra cuja candidatura é liderada pela antiga ministra Ana Abrunhosa.
Uma vez que, em ano de eleições autárquicas, o PS escolheu a Convenção Autárquica Nacional como rentrée política do partido um dos momentos mais aguardados é a intervenção de encerramento do secretário-geral socialista.
Antes deste discurso de José Luís Carneiro mantém-se a divulgação do manifesto de compromisso ao qual os autarcas socialistas estarão vinculados nestas eleições, intitulado “Saber ouvir e dar voz a Portugal”.
A principal diferença no programa prende-se com o painel de discussão sobre temas autárquicos, que no modelo inicial tinha 11 oradores que iriam falar seguidamente sobre 11 matérias distintas.
Agora, neste novo formato, haverá três salas que terão os seus painéis de discussão a decorrer ao mesmo tempo e no qual serão agregados os diferentes temas, tendo deixado de figurar no programa nomes como o do ex-ministro Duarte Cordeiro.
Numa das salas, o tema será “autarquias socialistas: proximidade que transforma” e estará em discussão a habitação, segurança, mobilidade e espaço público, transição verde e transição Digital e conta com oradores como a candidata à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, o candidato ao Porto, Manuel Pizarro e o candidato a Aveiro, Alberto Souto, além da ex-governante Isabel Oneto e o professor universitário Paulo Simões.
“Autarquias socialistas: as pessoas no centro das políticas públicas” é outro dos motes num outro painel que discutirá saúde, educação, justiça social, coesão territorial ou dinamização económica e finanças públicas.
Este debate conta com a participação do ex-ministro Fernando Medina, da candidata a Sintra, Ana Mendes Godinho, da candidata a Coimbra, Ana Abrunhosa, do candidato a Setúbal, Fernando José, da candidata a Bragança, Isabel Ferreira e do candidato a Évora, Carlos Zorrinho.
O tema “as marcas identitárias do PS no poder local” será discutido numa outra sala pelo professor universitário Rui Pena Pires, pelo recandidato a Baião, Paulo Pereira, pela secretária-geral da JS, Sofia Pereira e pela presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais.
Depois da sessão de abertura, marcada para as 09:30, que entre os vários intervenientes terá o presidente do PS, Carlos César ou a presidente da ANMP e recandidata à Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, tempo para uma homenagem aos antigos e atuais presidentes socialistas da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
PUBLICIDADE