Coimbra

PS questiona Governo sobre os 15milhões prometidos para o Metro Mondego

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 14-11-2013

O deputado socialista Rui Duarte perguntou ao Governo se existe candidatura para o projeto Metro Mondego utilizar os 15 milhões garantidos pelo secretário de Estado dos Transportes, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

PUBLICIDADE

Numa pergunta ao Ministério da Economia, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o parlamentar eleito pelo círculo de Coimbra questionou ainda se está “no horizonte de intenções reais do Governo afetar verbas do próximo quadro comunitário de apoio ao projeto Metro Mondego”.

No âmbito do projeto, o Ramal da Lousã foi desativado em finais de 2009, estando concluída parte das empreitadas entre Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), correspondentes à Linha Verde, primeira fase do Metro Mondego, e que representam um investimento de cerca de 140 milhões de euros, incluídos num montante global de 447 milhões de euros.

PUBLICIDADE

Faltam as obras até Coimbra B e os trabalhos de colocação de plataformas na via, dos carris, bem como de toda a catenária (sistema de alimentação elétrica) – que foram suprimidos no final de 2010 – nas duas empreitadas parcialmente concluídas.

O socialista Rui Duarte recordou que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, assegurou em 2012 que “o projeto estaria no terreno o mais breve possível”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A consequência automática desta promessa foi a diminuição da verba disponível para o projeto, de 52 para 15 milhões de euros, com a renovada promessa de que estes últimos seriam aplicados ainda durante a vigência do QREN e que o projeto teria de ser reprogramado para utilizar os apoios no novo quadro comunitário de apoio para 2014-2020”, referiu.

Por seu lado, o presidente da Federação do PS de Coimbra lembrou que o governante mandou constituir uma comissão para apurar a mais adequada aplicação dessas verbas (presidida pelo ex-presidente do Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação), tendo numa reunião prometido investir 15 milhões provenientes do QREN.

Pedro Coimbra salientou que, “passado um ano e meio, não só não existe candidatura para o aproveitamento dos 15 milhões, como não há perspetivas de candidatura ao próximo quadro comunitário 2014-2020”, situação agravada pelo facto do Governo “não prestar qualquer informação aos autarcas de Coimbra, Miranda do Corvo, Lousã e, sobretudo, aos milhares de utentes, que veem a sua mobilidade condicionada por promessas vãs”.

Na pergunta dirigida ao ministro da Economia, o deputado Rui Duarte questionou ainda se o Governo considera “que as composições existentes no Metro do Porto poderão ser utilizadas pelo Metro Mondego”, uma vez que existe compatibilidade técnica, e se é sua intenção “autorizar a comercialização dos terrenos ferroviários entre Coimbra A e Coimbra B para, assim, os alocar ao projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE