Política

PS de Coimbra defende Área Metropolitana em moção dirigida ao Governo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-12-2022

A criação da Área Metropolitana de Coimbra (AMC) com “prioridade à construção de um novo centro de mobilidade” é defendida numa moção aprovada pela comissão política da Federação Distrital do PS, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o PS de Coimbra revela que a moção, apresentada pelo reeleito presidente da Federação, Nuno Moita, aponta para a criação de “uma nova centralidade metropolizante em Coimbra, não apenas na área dos transportes, mas também na saúde, cultura e educação”.

“O metro já é uma realidade e o alargamento do Sistema de Mobilidade do Mondego aos concelhos vizinhos [de Coimbra] é uma necessidade pela qual nos bateremos”, adianta.

PUBLICIDADE

Para Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, citado na nota, “a ambição passa pela defesa de um sistema metropolitano de transportes que abarque todos os modos de transporte público, permitindo aos cidadãos deslocarem-se com bilhete único”.

Esta foi uma das duas moções, “em defesa dos interesses da região de Coimbra” e a enviar ao Governo, aprovadas no sábado, na primeira reunião da comissão política distrital desde a recente reeleição de Nuno Moita como líder federativo.

A segunda moção “está relacionada com o Hospital dos Covões”, na qual a comissão política, por proposta do médico Hernâni Caniço, “apela ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, para que requalifique o Hospital Geral Central dos Covões”, em Coimbra.

O PS entende que esta seria uma forma de “contribuir para a melhoria da saúde em Coimbra e na região Centro e para creditar o PS como força política de defesa do direito à saúde”.

No documento, “reafirma-se a necessidade de preservar o Hospital dos Covões, a par dos Hospitais da Universidade de Coimbra, com autonomia e independência, ao contrário da fusão”, e manifesta-se o “descontentamento pela irredutibilidade no desmantelamento e destruição de serviços de referência, em prejuízo de Coimbra e do direito fundamental de acesso à saúde”.

Na reunião de sábado, presidida por Nuno Moita, foram também aprovados, por maioria, os novos órgãos da Federação Distrital de Coimbra do PS, tendo o antigo deputado João Portugal sido eleito vice-presidente da comissão política, enquanto o deputado Pedro Coimbra, por sua vez, vai presidir à mesa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE