Coimbra

Próxima paragem: Reencarnação da ECOVIA de Manuel Machado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-05-2021

Notícias de Coimbra sabe que a nova Ecovia vai ser apresentada no dia 24 de maio no Largo da Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A Ecovia é um sistema “park & ride” que a Câmara de Coimbra vai relançar e que consiste na criação de linhas especiais de transporte público para os principais locais do centro da cidade, realizadas por autocarros 100% elétricos e com base em parques de estacionamento periféricos.

A autarquia lembra “que este foi um projeto inovador que surgiu em Coimbra na década de 90″, tendo sido depois abandonado”.

PUBLICIDADE

Recordamos que a Ecovia foi criada por Manuel Machado, tendo sido descontinuada por Carlos Encarnação, o seu sucessor, numa altura em que o povo falava mais em “Ecovazia” do que em “Ecovia”. 

A aposta da autarquia passa por colocar a funcionar novamente este”sistema acessível e ecológico que irá poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia e à emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera.

PUBLICIDADE

No evento vão ser mostrados nove miniautocarros 100% elétricos, que representam um investimento de 2,8M€, financiados por fundos comunitários do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), assegurando o Município de Coimbra a contrapartida nacional (15%).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE