Universidade

Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra promete combate à discriminação

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 17-05-2023

A nova provedora do Estudante da Universidade de Coimbra (UC), Cristina Vieira, prometeu hoje isenção e tolerância zero para todas as formas de interação alinhadas com quaisquer tipos de discriminação e abuso de poder.

PUBLICIDADE

Na tomada de posse, que decorreu ao final da manhã de hoje, na sala do Senado, a docente da Faculdade de Psicologia garantiu estar atenta às mais diversas formas de discriminação, “seja de raça, orientação sexual, características sexuais ou fatores socioeconómicos”.

Cristina Vieira disse que vai manter um olhar vigilante sobre “todo o tipo de situações de discriminação que sabemos que existem muitas vezes nas relações humanas e, às vezes, em contextos em que o poder é desigual e, claramente, na academia as relações são desiguais porque há hierarquias e poder simbólico que se usa”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Podem contar com a minha isenção na defesa dos vossos direitos e da minha cooperação e que saiam com a sensação de que houve tolerância zero em todas as formas de interação alinhadas com quaisquer formas de discriminação e abuso de poder”, sublinhou.

A nova provedora do Estudante disse ainda que vai estar atenta ao crescimento de “desigualdades económicas que poderão votar os estudantes a situações de maior vulnerabilidade e depois à violação dos seus direitos e capacidade de terem voz para lutar por esses direitos”.

PUBLICIDADE

Salientando que a Educação ainda não é um bem que esteja ao alcance de todas as pessoas, a docente lembrou que o número de casos de recurso à ação social tem vindo a aumentar no ensino secundário e superior, “pelo que importa estar atenta”.

“Em linha de missão com a UC e com os princípios da equipa reitoral, a provedoria está disponível para sinalizar e apoiar estudantes que estejam em situações adversas de vida e necessitem de apoios variados”, disse Cristina Vieira, que espera contar com o apoio de todos os serviços e a rede de parcerias externa já criada e em pleno funcionamento.

A presidir à sessão, o reitor da UC, Amílcar Falcão, realçou que o cargo de provedor do Estudante “é um órgão muito importante, que está ao serviço da comunidade académica, dos estudantes em particular”.

“É um lugar muito exigente, que dá muito trabalho, com muitos casos que aparecem e que é muito importante que sejam tratados de forma totalmente independente e autónoma”, frisou.

Alinhando pelo discurso da provedora, Amílcar Falcão partilha da opinião de “tolerância zero para qualquer forma de discriminação, seja ela de que tipo for”.

“Infelizmente temos tido ultimamente mais casos do que os desejáveis. Não é uma questão do ensino superior, mas da sociedade em geral e temos de ter cada vez mais uma atitude proativa e interventiva, relativamente à forma inequívoca como tratamos os abusos ou as discriminações”, sustentou.

Nomeada pelo Conselho Geral da UC, a nova provedora do Estudante está em funções desde 28 de abril.

Cristina Vieira é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, também pela mesma faculdade, onde exerce funções de docência desde 1992.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE