Coimbra

Provedor do Estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra inicia 2º mandato

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-05-2019

Tomou posse, na última quarta-feira, como Provedor do Estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), e pela segunda vez consecutiva, o professor Alberto José Barata Gonçalves Cavaleiro.

PUBLICIDADE

Satisfeito com os desafios que lhe foram colocados durante o primeiro mandato, o docente mantém o propósito de continuar a «estabelecer interações com os estudantes e outros órgãos da instituição, com a visão de proteger e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes, norteando a sua ação no desenvolvimento de uma cultura ética e social na ESEnfC».

PUBLICIDADE

Doutorado em Ciências de Enfermagem e com mestrado em Sociopsicologia da Saúde, o Provedor do Estudante da ESEnfC faz «um balanço positivo» do período compreendido entre 21 de novembro de 2016 e o final de 2018, em que deu resposta a 34 situações que lhe foram apresentadas por escrito por estudantes.

«Foi meu propósito contribuir para um contínuo desenvolvimento da comunidade educativa da ESEnfC com a perspetiva sustentada nos valores partilhados de uma formação humanista, científica, técnica e cultural, participando ativamente com um sentido de pertença e uma visão centrada nos estudantes, no desenvolvimento e responsabilização dos mesmos», afirma Alberto Barata.

PUBLICIDADE

publicidade

Cumpre ao Provedor do Estudante apreciar queixas e reclamações dos discentes e, nos casos pertinentes, proferir as recomendações aos órgãos competentes para as atender.

Outras competências do Provedor passam por fazer acautelar os interesses dos estudantes em domínios como a atividade pedagógica ou a ação social escolar.

A resolução dos problemas apontados pelos estudantes compreende o diálogo com os diversos intervenientes e órgãos, nomeadamente com coordenadores de curso e de ano, responsáveis por algumas áreas da ESEnfC, e até mesmo pelo recurso à recomendação.

Atente-se que o nome do Provedor do Estudante da ESEnfC é proposto por uma lista subscrita por pelo menos 50 estudantes, sendo depois escolhido por sufrágio universal e secreto por todos os estudantes da ESEnfC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE