Politécnico

Provedor do Estudante da Escola de Enfermagem de Coimbra já vai no terceiro mandato consecutivo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 05-12-2014
 João de Sousa Franco com a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, que lhe conferiu posse

João de Sousa Franco com a Presidente da
ESEnfC, Maria da Conceição Bento, que lhe conferiu posse

Tomou, hoje, posse, como Provedor do Estudante da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), e já pela terceira vez consecutiva, o professor João de Sousa Franco.

PUBLICIDADE

Especialista em Administração e Planificação da Educação, além de docente da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, João de Sousa Franco ocupa este cargo – em rigor, assume a
função de um órgão da Escola – desde 2009-2010, tendo, desde então (os mandatos são de dois anos), dado apoio a cerca de uma centena de estudantes da instituição.

Cumpre ao Provedor do Estudante apreciar queixas e reclamações dos discentes e, nos casos pertinentes, proferir as recomendações aos órgãos competentes para as atender.

PUBLICIDADE

publicidade

Outras competências do Provedor passam por fazer acautelar os interesses dos estudantes em domínios como a atividade pedagógica ou a ação social escolar.

A resolução dos problemas apontados pelos estudantes compreende o diálogo com os diversos intervenientes e órgãos, nomeadamente com coordenadores de curso e de ano, responsáveis por algumas áreas da ESEnfC, e até mesmo pelo recurso à recomendação.

PUBLICIDADE

«Tem sido uma experiência única, nem sempre fácil, com alguns obstáculos, mas na certeza de que quero contribuir para a construção de uma escola, um mundo e uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais participativa, em favor de um ensino público que defenda os direitos de cidadania de cada um dos seus membros», afirma João de Sousa Franco.

Registe-se que o nome do Provedor do Estudante da ESEnfC é proposto por uma lista subscrita por pelo menos 50 estudantes, sendo depois escolhido por sufrágio universal e secreto por todos os estudantes da ESEnfC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE