Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Proteção Civil registou 23 cortes de estrada até às 16:30

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-02-2014

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre as 09:00 e as 16:30 de hoje, 23 cortes de estrada em seis distritos do país devido à neve, inundações e quedas de árvores.

PUBLICIDADE

De acordo com um documento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), publicado na página Internet da ANPC, as vias rodoviárias cortadas situam-se nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu.

Em Aveiro, no concelho de Águeda, estão cortadas as vias municipais do Túnel do Sardão e Campo de Recardães e também as ligações entre Oronhe e Espinhel, Fontinha e Almiar e Serem e Macinhata, todas devido a inundações.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, na zona da Serra da Estrela, estão cortados os acessos à Torre a partir dos Piornos e Lagoa Comprida e desta localização à Portela de Arão, pela EN 338, devido à neve.

Entre outros acesso, a neve impedia ainda a circulação num percurso de seis quilómetros na EN 339 e, na mesma via, a ligação entre o Sabugueiro e a Lagoa Comprida, refere o documento.

PUBLICIDADE

Em Beja, na zona de Ourique, uma queda de árvore impediu a circulação no IC1 e em Viseu a neve cortou a estrada municipal 553 entre Bigorne (Lamego) e Resende, via serra do Montemuro.

Já no distrito de Santarém a Proteção Civil registava, até às 16:30, a submersão de dez caminhos e estradas municipais, uma ponte na ligação entre as localidades de Alcaides e Almajões e do parque de estacionamento em Constância.

No mesmo período, a ANPC registou um total de 302 ocorrências (quedas de árvores, inundações e limpezas de via, entre outras) em todo o país, com destaque para os distritos do litoral, que mobilizaram 994 operacionais e 408 veículos.

Coimbra era o distrito mais afetado, com 59 ocorrências, seguindo-se Lisboa e Setúbal, com 47 e 31 ocorrências, prospectivamente.

Ouvido pela Lusa, o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís, afirmou que os meios de socorro “têm estado atarefados” ao longo do dia, mas “sem situações de especial relevância”.

“Tivemos algumas quedas de árvores e derrocadas prontamente resolvidas pelos bombeiros”, frisou.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com