Região

Proteção Civil registou 22 ocorrências na Região Centro devido ao mau tempo

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 28-10-2023

 A Proteção Civil registou, desde as 00:00 de hoje até às 14:30, um total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo nas regiões Norte e Centro, sem registo de vítimas, nem danos materiais avultados.

PUBLICIDADE

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que das ocorrências registadas se destacam limpezas das vias, com 36 situações, quedas de árvores, com 29, e pequenas inundações, com 15.

As regiões mais afetadas foram o Norte, com 59 ocorrências, e o Centro, com 22, indicou a mesma fonte.

PUBLICIDADE

O total de 98 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 306 operacionais e 119 meios terrestres, de acordo com a Proteção Civil.

Questionada sobre o impacto destas ocorrências, fonte da ANEPC assegurou que “não há registo de danos pessoais, nem materiais avultados”, acrescentando que também não há qualquer via principal interditada ao trânsito.

PUBLICIDADE

publicidade

A mesma fonte reiterou o alerta para um agravamento do estado do tempo durante a tarde e a noite de hoje nas regiões Norte e Centro e um agravamento no domingo na zona Sul de Portugal continental.

Na sexta-feira, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.

Em declarações aos jornalistas, na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que a Proteção Civil decidiu elevar, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.

Em causa está a depressão Céline, associada a uma superfície frontal fria, que vai afetar Portugal continental a partir da tarde deste sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de “precipitação persistente, e por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”, situação que se prevê até às 03:00 de domingo.

Entre hoje e domingo, os restantes distritos de Portugal continental, designadamente Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, estarão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva.

Além do alerta associado à precipitação, estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Para hoje, há também aviso amarelo devido ao vento para o Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, segundo o IPMA.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE