Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Proteção civil emite alerta amarelo para seis distritos devido à agitação marítima

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-01-2014

 A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta amarelo para sete distritos do continente entre as 12:00 de hoje e as 02:00 de quarta-feira devido à previsão de forte agitação marítima.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a ANPC informa que, face à previsão de mau tempo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi emitido um alerta amarelo, que prevê “ocorrência de fenómenos, que não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens”.

O alerta amarelo “pressupõe também um incremento da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias para eventuais intervenções”.

PUBLICIDADE

publicidade

O IPMA colocou hoje sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa entre as 12:00 de hoje e as 02:00 de quarta-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com ondas de noroeste que podem chegar aos seis metros.

Também sob aviso amarelo, estão os distritos de Setúbal, Beja e Faro entre as 18:00 de hoje e as 02:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste até cinco metros.

PUBLICIDADE

A Madeira também vai estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de 4 metros entre as 18:00 de terça-feira e as 06:00 de quinta-feira.

Em comunicado, a ANPC alerta hoje para os possíveis acidentes na orla costeira e danos em estruturas junto à orla costeira.

Por isso, a ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados.

A Proteção Civil recomenda à população a ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas e a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos na orla marítima.

Aconselha também a população a estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Paralelamente o IPMA, também colocou oito distritos do continente entre terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima dos 800 e 1.000 metros de altitude.

De acordo com o IPMA, o distrito de Castelo Branco vai ser o primeiro a estar sob aviso amarelo, entre as 12:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta, enquanto nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Coimbra e Braga, o aviso amarelo só tem início às 18:00 de terça-feira, terminando igualmente às 00:00 de quarta-feira.

Para hoje no continente prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros, que poderão ser por vezes de granizo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude, vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se, a partir da manhã, moderado a forte no litoral e forte nas terras altas, com rajadas da ordem de 60 quilómetros/hora e descida da temperatura máxima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

O IPMA prevê para os Açores, céu muito nublado com abertas, chuviscos dispersos, condições para a formação de neblinas e vento fraco, tornando-se moderado de oeste.

Para a Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco, vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora nas zonas montanhosas até ao início da manhã

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Évora prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto e Viana do Castelo 11, em Faro, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 17, Santa Cruz das Flores 19, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Beja 12, Guarda 4, Viseu e Bragança 8 e Funchal vinte.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com