Região

Proprietários evitam desastre na Serração Santa Luzia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 14-12-2025

Um foco de incêndio deflagrou na manhã deste domingo, 14 de dezembro, na serração Santa Luzia, no concelho de Coimbra, tendo sido prontamente controlado graças à rápida intervenção dos proprietários da unidade industrial, evitando consequências mais graves.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa explicou que o alerta surgiu pouco depois de a corporação terminar uma intervenção num acidente rodoviário ocorrido no IC2. “Estávamos mesmo a acabar de retirar do acidente no IC2 quando fomos alertados para um foco de incêndio aqui na serração de Santa Luzia”, referiu.

Segundo o comandante, foi apenas necessário “pegar no veículo próprio para incêndio urbano e vir prestar apoio”, uma vez que a situação já se encontrava controlada à chegada dos bombeiros.

PUBLICIDADE

publicidade

O incêndio teve origem numa passadeira transportadora, não assumindo grandes proporções. “Não é nada de especial, foi apenas uma das transportadoras que incendiou. A contenção foi feita logo de início pelos proprietários da fábrica”, explicou João Marques, acrescentando que os bombeiros procederam essencialmente a trabalhos de arrefecimento e prevenção.

Apesar da serração se encontrar encerrada, existia no local “muito material combustível, como serradura e estilha”, o que obrigou a cuidados acrescidos para evitar reacendimentos. “Estamos a criar condições para que o incêndio não progrida nem volte a reacender”, sublinhou.

O fogo ficou confinado à zona da passadeira, tendo apenas atingido pequenos resíduos adjacentes. Quanto à duração dos trabalhos, o comandante afirmou que a intervenção não deverá prolongar-se muito, embora o tempo necessário seja o que for preciso para garantir total segurança. “Vamos demorar o tempo necessário para assegurar que o incêndio não volta a reerguer-se”, concluiu.

Não há registo de feridos nem de danos estruturais relevantes. A rápida ação dos proprietários foi determinante para evitar uma tragédia maior.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE