Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Projeto Smart City Concierge vence troféu de empreendedorismo da Turismo do Centro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-06-2020

O projeto “Smart City Concierge”, da autoria de Rui Nuno Castro, venceu a quinta edição do Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico, iniciativa do Turismo do Centro (TC) de Portugal, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Rui Nuno Castro

O Concurso de Teses Académicas, também promovido pela TC premiou uma dissertação sobre turismo acessível, denominada “O Papel da Quarta Revolução Industrial no Turismo Acessível: Estudo e Conceptualização de uma Aplicação WEB”, da autoria de Pedro Miguel Beleza Teixeira.

Os concursos de Empreendedorismo Turístico e de Teses Académicas, promovidos anualmente pelo Turismo Centro de Portugal com a designação Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico, procuram detetar e apoiar as melhores ideias de negócios turísticos que são geradas todos os anos na região, assim como valorizar o conhecimento científico que é produzido sobre a atividade turística.

PUBLICIDADE

publicidade

O Prémio José Manuel Alves / Concurso de Empreendedorismo Turístico distingue projetos inovadores no setor do Turismo, com implementação na região Centro de Portugal. O nome homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico na região.

Este ano foram apresentadas 51 candidaturas, das quais foram selecionadas oito para a fase final.

PUBLICIDADE

O júri, composto por Miguel Barbosa (Portugal Ventures), Miguel Gonçalves (GesEntrepreneur) e Miguel Mendes (Turismo de Portugal), escolheu como vencedor o projeto “Smart City Concierge”, do empreendedor Rui Nuno Castro, em Coimbra.

O “Smart City Concierge” é um assistente de viagem virtual. “Pode ser tão simples como só mais um contacto na sua lista de contactos com quem pode conversar, fazer perguntas sobre o que está para acontecer de interessante perto de si ou pedir dicas de viagem numa conversação normal”, explica o autor.

Em segundo lugar ficou Museu LoAD ZX Spectrum, do empreendedor João Diogo Ramos, de Cantanhede, que retrata a história daquele que foi para muitos o primeiro computador, o ZX Spectrum. O Museu deverá ser formalmente inaugurado em 26 de setembro.

Os empreendedores Joana Pereira e Fernando Matias, das Aldeias do Xisto, conquistaram a terceira. Trata-se de “uma ‘app’ que assenta no mesmo princípio de um jogo de tabuleiro tradicional, cujas ‘casas’ para progredir no jogo são casas reais, edificadas, permitindo assim que o visitante/jogador conheça o património, material mas também imaterial, popular e natural, de forma imersa e interativa, no território das Aldeias de Xisto e toda a envolvente”, descrevem os autores

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com