Coimbra

Projeto sensibiliza para necessidade de Gestão Florestal Sustentável e Responsável

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-05-2015

Contribuir para o aumento da competitividade do setor e promover a melhoria da gestão florestal praticada em Portugal. São estes os objetivos do Projeto Certifica+ da AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal.

PUBLICIDADE

pinheiro

É já nos dias 21 e 22 de maio que se realiza em Cantanhede a primeira sessão dos Workshops Certifica+, destinado a técnicos de Organizações de Produtores Florestais que pretendam aumentar os seus conhecimentos sobre os Sistemas de Gestão Florestal Sustentável, FSC – Forest Stewardship Council® e PEFC © – Programme for the Endorsement of Forest Certification. Os workshops, que incluem módulos teóricos, sessões práticas e uma visita de campo, vão passar por Évora (01 e 02 de junho) e Vila Real (18 e 19 de junho).

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto é promovido pela AIFF em colaboração com a APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, CELPA – Associação da Industria Papeleira e Centro PINUS – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho.

De acordo com a AIFF, a gestão florestal sustentável e responsável e a sua certificação contribuem para a resolução das grandes dificuldades e ameaças do setor, como os incêndios, as pragas e doenças, a baixa rentabilidade de algumas produções ou a perda de biodiversidade. Desta forma, o projeto pretende criar condições para as organizações de produtores implementarem novos sistemas de gestão florestal sustentável e aumentarem a adesão dos proprietários/gestores aos sistemas já existentes.

PUBLICIDADE

A AIFF tem um âmbito de atuação nacional e fazem parte da sua estrutura associada empresas, organizações associativas empresariais e de produtores, entidades do sistema científico e tecnológico e do sistema de educação e formação.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE