Coimbra

Projeto QuintAAl do CASPAE aumenta a socialização e combate o isolamento dos idosos de Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-05-2021

O Projeto QuintAAL promovido pelo CASPAE (Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola), prevê intervir junto de 200 idosos com mais de 65 anos, do concelho de Coimbra, para combater o isolamento social e atuar na melhoria da qualidade de vida, contribuindo para a redução do declínio cognitivo e fortalecer a rede de suporte e apoio a pessoas vulneráveis e carenciadas.

PUBLICIDADE

Este projeto decorre em parceria com o Centro Sócio-Cultural Polivalente de S. Martinho, o Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês e Centro de Apoio Social de Souselas, financiado através do Programa de Parcerias para o Impacto, do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação e Social, (POISE-03-4639-FSE000629), cofinanciado pela União Europeia.

O projeto contempla ações de capacitação da população idosa, em áreas como a da saúde, literacia digital, segurança e autocuidado. Inclui ainda o fornecimento e utilização de meios tecnológicos, que apoiam esta população nas suas necessidades básicas de segurança e saúde, promovendo a estimulação cognitiva, o contacto e o bem-estar dos idosos.

PUBLICIDADE

Para os idosos beneficiários do projeto QuintAAL, o aumento da socialização e o combate do isolamento, potenciados por este projeto, é notável. No final do projeto, prevê-se um aumento de 30% de melhoria da perceção da qualidade de vida dos beneficiários. Este projeto possibilita o
reforço da proximidade com os cuidadores e familiares, facilitando um acompanhamento mais adequado que contribui para o aumento da tranquilidade e do bem-estar emocional de todos.

De acordo com Sofia Madureira, coordenadora geral do Projeto QuintAAL, “os idosos têm-se revelado bastante recetivos e interessados no projeto, por sentirem que existe uma verdadeira preocupação com eles, principalmente, pelos momentos em que estão mais sozinhos, sobretudo devido ao estado atual de pandemia covid-19”. Como refere um beneficiário deste projeto, revelando o impacto positivo que o projeto está a gerar nestas pessoas: “Agradeço por saber que ainda temos pessoas e instituições que se preocupam com quem tem rugas (…) “.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE