Conecte-se connosco

Coimbra

Projeto que deteta quedas testado em Lar da Cáritas de Coimbra

Publicado

em

 O Lar Santo António da Cáritas Diocesana de Coimbra tem estado a testar o piloto do projeto DIANA, no âmbito do Programa AAL, que consiste na instalação de sensores em quartos e casas de banho com o objetivo de detetar quedas, bem como fornecer informações relevantes para preveni-las.

Numa fase inicial, em agosto e setembro, os sensores foram testados nos quartos dos participantes. Sequentemente, o piloto avançou para a segunda fase de testagem e, em outubro e novembro, os sensores também estiveram instalados nas casas de banho dos participantes.

Ao longo deste período de 4 meses, o projeto DIANA apresentou-se como um aliado nas tarefas dos Cuidadores e, ao mesmo tempo, permitiu melhorar a vida e a segurança das pessoas mais velhas e com vulnerabilidades cognitivas. Durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, o sistema DIANA prestou assistência na monitorização da segurança destas pessoas, apoiando as rotinas e atividades de vida diária.

Tendo como base possibilitar a deteção de quedas e fornecer informações relevantes para conseguir preveni-las, o piloto DIANA procurou centrar-se nas atividades de higiene pessoal sendo, por isso, pioneiro nesta área tecnológica, reduzindo fortemente as preocupações dos cuidadores formais, que assim ficam disponíveis para situações mais emergentes.

Em jeito de balanço, no dia 17 de novembro, foi feito um workshop com algumas cuidadoras do Lar Santo António, com o objetivo de sintetizar o projeto, onde foram levados a discussão alguns eventos detetados pelos sensores, ficando demonstrado a sua usabilidade e eficácia.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com