Conecte-se connosco

Coimbra

Projeto que deteta quedas avança para a segunda fase na Cáritas de Coimbra

Publicado

em

O Lar Santo António da Cáritas Diocesana de Coimbra está a testar o piloto do projeto DIANA, no âmbito do Programa AAL, que consiste na instalação de sensores em quartos e casas-de-banho com o objetivo de detetar quedas, bem como fornecer informações relevantes para preveni-las.

Depois da primeira fase de testes nos quartos dos participantes, o piloto avança agora para a segunda fase com a instalação dos sensores também nas casas-de-banho dos mesmos. Esta segunda ronda terá a duração de 2 meses, terminando no final do mês de novembro.

“O projeto DIANA destina-se a apoiar as tarefas dos cuidadores e ao mesmo tempo melhorar a autonomia e a segurança das pessoas mais velhas. Nesse sentido, está a desenvolver sensores capazes de prestar assistência na monitorização da segurança de pessoas mais velhas 24 horas por dia, sete dias por semana, apoiando por isso as rotinas e atividades de vida diária”, informa a Cáritas.

A fase do piloto ainda contará com um teste de uma assistente de casa de banho, dentro do chamado “toilet test module”, em que, além dos sensores, serão testados dispositivos de voz e de imagem para auxiliar as pessoas a usarem as casas-de-banho. Este será um teste em ambiente controlado e com a devida supervisão dos pesquisadores e dos cuidadores que decorrerá brevemente num Centro de Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NOTICIAS DE COIMBRA
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com