Politécnico

Projeto para o setor agrícola vence concurso no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-11-2019

Um projeto de desenvolvimento de máquinas terrestres capazes de fornecer dados para ajudar na tomada de decisão de estratégias agrícolas venceu hoje a primeira edição do FIKALAB ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) Challenge.

PUBLICIDADE

Os alunos Jorge Costa e João Santos desenvolveram uma máquina de quatro rodas motrizes, com braço robótico e câmaras incorporadas, capaz de detetar carências de certas substâncias e a presença de doenças, bem como analisar as necessidades hídricas dos terrenos de cultivo.

PUBLICIDADE

Segundo Gonçalo Silva, da empresa Critical Software, multinacional tecnológica portuguesa, que lançou o desafio ao ISEC através do seu laboratório tecnológico criativo (FIKALAB), inscreveram-se no concurso 10 projetos, embora só tenham sido finalizados cinco, que foram hoje apresentados.

“Há uma mais valia para os alunos de ganho de conhecimento e de notoriedade a nível curricular”, salientou o técnico à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto vencedor foi premiado com a aquisição de equipamentos no valor de três mil euros.

No encerramento da sessão de apresentação do projeto vencedor, o presidente do ISEC, Mário Velindro, frisou que a instituição de ensino pretende, cada vez mais, ter um conceito empresarial.

“O que nós queremos fazer é diferenciar a escola no ensino de engenharia aplicada com parceiros, sempre a pensarmos na sua aplicação”, disse à agência Lusa.

Mário Velindro referiu que a escola tem procurado “parceiros institucionais e tecnológicos para que possa desenvolver os trabalhos de acordo com as necessidades do mercado e para envolver o mais depressa possível os alunos no mercado profissional”.

“Não basta os alunos fazerem as cadeiras e unidades curriculares dentro da escola e não terem contacto com o mundo exterior”, sublinhou o dirigente, salientando que o projeto em parceria com a Critical Software se enquadra nessa estratégia de um ensino empresarial.

Segundo o presidente do ISEC, há outros laboratórios a caminho, através de parceiros empresariais e laboratórios de investigação e instituições que estejam fora da academia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE