Coimbra

Projeto para a indústria da Apicultura vence Poliempreende no Politécnico de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-07-2020

Inoapi é o projeto vencedor da 17.ª edição do Concurso Regional Poliempreende, que decorreu ontem, 22 de julho, nos Serviços Centrais do Politécnico de Coimbra. A equipa constituída por Tiago Simões, Bárbara Araújo, Osvaldo Silva (estudantes do Politécnico de Coimbra) e Rafael Simões, irá representar o IPC no concurso nacional e recebe um prémio monetário no valor de 2.000€ e 12 meses de incubação no INOPOL – Academia de Empreendedorismo do IPC – para apoio à constituição da empresa.

PUBLICIDADE

De acordo com Sara Proença, Pró-presidente do IPC e Coordenadora Regional do Poliempreende, “a 17.ª edição do Poliempreende no Politécnico de Coimbra fica marcada pelo sucesso, com o número de projetos a duplicar e o envolvimento de estudantes oriundos das seis unidades orgânicas de ensino do universo IPC. Estamos convictos de que os três projetos premiados darão em breve origem a três novas startups de cariz inovador.

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa vencedora propõe um conjunto de soluções inovadoras para a indústria da Apicultura, entre as quais um dispositivo para o controlo do efeito da vespa asiática (espécie invasora) na produção de mel, um coletor de pólen e extração de apitoxina (veneno encontrado nos ferrões das abelhas), bem como a criação de uma nova geração de colmeias mais eficientes.

Os estudantes do IPC Telmo Rodrigues e Luís Conde são os segundos premiados, com o projeto ZSharing, uma aplicação digital de aluguer de produtos que visa responder às  necessidades de um mercado em constante mudança e a um ambiente económico que incentiva à partilha e à economia circular.

PUBLICIDADE

Daniela Coxinho, José Cruz e Pedro Lopes recebem o terceiro prémio, com a apresentação da plataforma online WOU, que permite aos seus utilizadores aceder de forma rápida, económica e conveniente a atividades de tempos livres em diversas áreas como cultura e lazer, desporto e bem-estar, formação e eventos.

O Poliempreende, projeto em rede que envolve a comunidade académica do conjunto de instituições de ensino superior politécnico portuguesas, visa promover uma cultura empreendedora e alavancar projetos de vocação empresarial inovadores, em parceria com
diversos agentes do ecossistema empreendedor nacional.

O Politécnico de Coimbra integra a rede Poliempreende desde a 5.ª edição do Concurso e conta com cinco vitórias a nível nacional, um segundo e um terceiro prémios e um prémio inovação Delta.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE