Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Projeto “Mapas Natureza” visita a Serra do Açor na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-09-2021

Promovido pela iNature, o Mapas Natureza é um projeto de programação em rede que desenha uma viagem a partir de 10 áreas naturais do Centro de Portugal e “toma como rumo um horizonte de partilha e encontro”, explica a autarquia da Pampilhosa da Serra. 

PUBLICIDADE

 Nos próximos dias 10, 11 e 12 de setembro, o projeto chega a Pampilhosa da Serra, nomeadamente à zona da Serra do Açor, através de atrativos (participação gratuita) como concertos, criação colaborativa, instalações, documentários, piqueniques ou caminhadas performativas.  

Com um formato concebido especificamente para se realizar ao ar-livre e cumprindo as regras de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o programa itinerante do Mapas Natureza define um conceito de programação que aposta em propostas culturais assentes no diálogo de artistas e comunidades locais, integrando diversas expressões artísticas, num formato de itinerância e comunicação entre diversos pontos do território. 

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa pretende ainda estabelecer laços entre comunidades e ligações identitárias comuns que suportam tanto as propostas de cocriação a desenvolver como o registo e documentação dos rostos e memórias dessas comunidades.  

Dar eco a uma narrativa do real que, a partir da memória do indivíduo e da vida se guia pela arte, é esta a missão desta primeira edição do Mapas Natureza, que para além da Serra do Açor, vai passar (ou já passou) por Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo, Vouga-Caramulo, Serras d’Aire e Candeeiros, Malcata, Vale do Côa e Gardunha.

PUBLICIDADE

No total serão mais de 50 artistas, da música às artes plásticas, a percorrerem dez destinos naturais portugueses num programa que propõe o encontro entre a natureza, as comunidades e as artes. 

O Mapas Natureza é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro. 

O programa completo poderá ser consultado aqui. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com