Coimbra

Projeto “Famílias com Afetos” apoia duas centenas de beneficiários na Lousã

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 09-07-2021

O Projeto ’Famílias com Afetos’ pretende apoiar 200 beneficiários, entre os quais 130 crianças, no concelho da Lousã, distrito de Coimbra, até 30 de abril de 2023, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Numa nota hoje divulgada pela Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares (ADSCCL), o projeto ’Famílias com Afetos’ vai estar no terreno até 30 de abril de 2023, “e espera até lá apoiar 200 beneficiários, entre os quais 130 crianças e jovens, 70 famílias 50 professores/ auxiliares/educadores que pretendam aceder a este programa”.

O projeto “Famílias com afetos” incide na capacitação de todos os intervenientes envolvidos na vida das crianças e jovens, desde logo os próprios e os pares em turma nas escolas, os pais e educadores.

PUBLICIDADE

A iniciativa disponibiliza um “acompanhamento holístico, apoiando e fortalecendo crianças/jovens e suas respetivas famílias em todos os pilares das suas vidas através de uma intervenção de proximidade e em articulação com redes sociais de suporte no âmbito social, emocional, educacional, familiar e comunitário”, refere a mesma nota.

De acordo com a ADSCCL, este projeto pretende “contribuir para a minimização do risco de exclusão”, “promover o desenvolvimento de estratégias de autoaceitação, compromisso e atenção plena, prevenindo o surgimento de quadros psicopatológicos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Outros dos objetivos do projeto incide na capacitação de famílias para resolver problemas, promovendo a parentalidade e ainda dotar profissionais do agrupamento de escolas da Lousã (AEL) de competências para prevenção e redução de conflitos/indisciplina, através de formação.

A iniciativa que esteve inativa devido a falta de financiamento, regressa agora com o apoio do ’Programa Cidadãos Ativ@s’, no âmbito do mecanismo financeiro do espaço económico europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.

Este projeto decorre em parceria com a Câmara Municipal da Lousã, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lousã e Agrupamento de Escolas da Lousã.

A ADSCCL é uma instituição particular de solidariedade social que atua nos concelhos da Lousã, de Condeixa e da Figueira da Foz, tendo desde 2012 iniciado o caminho da inclusão com projetos de inovação social para o desenvolvimento local sustentável e inclusivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE