Ministro considera estruturante projecto em que participa IPC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-06-2017

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, considerou hoje “estruturante” o projeto Polientrepreneurship Innovation Network (PIN), desenvolvido por 13 institutos politécnicos, para promover o aumento das competências empreendedoras e a criação de emprego.

PUBLICIDADE

empreendedor

“O projeto PIN é estruturante, certamente, ao nível do impacto que tem que ter na formação, ao nível do impacto que tem que ter na atração de novos públicos para o ensino politécnico e, certamente, ao nível que deve ter em induzir novas agendas de investigação”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Manuel Heitor, que falava na cerimónia de apresentação do projeto PIN, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, no distrito de Portalegre, alertou ainda que este tipo de iniciativas “exige” um trabalho de internacionalização dos institutos politécnicos.

“Este projeto de ajuda aos empreendedores a atingirem mercados que vão muito para além dos mercados regionais ou nacionais é, por ventura, um dos principais desafios de uma rede como o PIN que, por isso exige, claramente, a internacionalização dos politécnicos”, disse.

PUBLICIDADE

O PIN, que teve início em 2015 e assenta numa “interface digital” para “oferecer” aos participantes ferramentas para a implementação de negócios, envolve os institutos politécnicos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar, Viana do Castelo e Viseu.

O objetivo é fomentar a criação de 45 empresas, 15 patentes e 120 projetos de vocação empresarial, num processo que envolverá quase 1.500 estudantes ao longo de um ano.

O PIN envolve um investimento superior a 1,1 milhões de euros, em parte financiado pelos programas Compete 2020 e Portugal 2020.

De acordo com os institutos politécnicos envolvidos neste projeto, o PIN é uma “expressão” da parceria que a rede de institutos vem desenvolvendo desde 2003, no âmbito do programa Poliempreende, para “promover o espírito” empresarial e formar alunos e docentes para o empreendedorismo.

Nos últimos 13 anos, o programa Poliempreende envolveu cerca de cinco mil estudantes e gerou cerca de 1 500 projetos empresariais, 82 empresas criadas e mais de 80 patentes registadas.

No decorrer da apresentação do projeto, o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas, congratulou-se com o trabalho desenvolvido em redor da criação do PIN, sublinhando ainda o trabalho que foi desenvolvido em rede, ao longo dos tempos, pelos institutos politécnicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE