Coimbra

Projeto de videovigilância vence Orçamento Participativo da Lousã

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-10-2018

 Um projeto para instalação de um sistema de videovigilância na Serra da Lousã venceu a votação do Orçamento Participativo da Lousã (OPL), anunciou hoje a câmara municipal.

PUBLICIDADE

A quarta edição do OPL contou com 11 propostas, tendo o concurso sido ganho, com 22,5% dos votos, pelo projeto “Floresta verde, floresta viva – Videovigilância na Serra da Lousã”, da autoria dos cidadãos José Catarino e António Lima.

PUBLICIDADE

publicidade

“A proposta vencedora, que teve 348 votos, visa a instalação de um sistema de videovigilância para prevenção de incêndios rurais”, afirma em comunicado a autarquia, a que preside Luís Antunes.

Citado na nota, o autarca do PS afirma que o Orçamento Participativo “tem como objetivo envolver os cidadãos”, fomentando a sua “participação nas decisões que levam ao aumento da qualidade de vida” neste município do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

Ao intervir na apresentação dos resultados da iniciativa, no salão nobre dos Paços do Concelho, Luís Antunes informou “que todas as propostas serão alvo de análise” do executivo.

Em segundo lugar, com 317 votos, ficou o projeto “Máquina de rastos”, proposto por Filipe Amado, e em terceiro lugar, com 254 votos, a proposta “Crianças felizes aprendem melhor”, apresentada por Maria Salomé Correia.

O quarto lugar, com 148 votos, foi para o “Percurso pedonal e ciclável entre Foz de Arouce e Casal de Ermio”, da autoria de Henrique Lourenço, Ricardo Ferreira, Rodolfo Correia e Afonso Carvalho.

A quinta posição, com 87 votos, coube ao projeto apresentado por João Pereira, “Remodelação da praia da Senhora da Graça”, na freguesia de Serpins.

Na votação das 11 propostas foram contabilizados 1.542 sufrágios, através do sistema de voto presencial.

Relativamente ao projeto vencedor em 2017, a criação de uma Centro de Bem-Estar Animal, com custos na ordem dos 145 mil euros, Luís Antunes informou que, “fruto da nova legislação e da exigência da mesma, teve de ser redimensionado para assegurar todos os pressupostos legais”, tendo a autarquia avançado com uma candidatura para o seu eventual financiamento.

O equipamento novo será implantado na Zona Industrial do Alto do Padrão.

O Orçamento Participativo da Lousã “visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos naturais, residentes e trabalhadores no concelho da Lousã, nos processos de governação local”, garantindo a sua participação “na afetação de recursos às políticas públicas” locais, tendo o município disponibilizado 70 mil euros para a execução do projeto vencedor.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE