Coimbra

Projeto de Coimbra já deu nova vida a 2500 computadores doados para ensino à distância (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-03-2021

A Student Keep, um projecto de voluntariado que recondiciona computadores e lhes dá uma segunda vida para o ensino à distância, entregou 2500 computadores durante um ano disse hoje o mentor, Rui Nuno Castro, em entrevista ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

A ideia nasceu em Coimbra no primeiro mês de confinamento em Portugal, em março de 2020, e desde aí cerca de centena e meia de voluntários, na sua maioria  ligados à área da informática e tecnologias, têm recuperado materiais informáticos fora de uso, entregues por particulares e empresas.

Este processo, que inclui a reinstalação de sistema operativo e software adequados ao desempenho das exigências do ensino à distância está ser desenvolvido pelos voluntários, nas suas residências, mas a Student Keep já tem um espaço cedido pelo Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, onde pode receber e tratar os computadores em maior numero, como foi o caso de um conjunto de duas dezenas de computadores de secretária doados por uma empresa, que os substitui por portáteis devido ao teletrabalho dos funcionários. Em breve a Student Keep terá também espaços em Lisboa e no Porto, com o apoio de organizações e empresas, como a EDP e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

PUBLICIDADE

Rui Nuno Castro explicou hoje, em direto ao Notícias de Coimbra, como se processa a entrega dos computadores aos alunos, pormenorizando que é efetuada através de uma parceria com o ministério da Educação, ficando a cargo da Direção Geral da Educação distribuir os equipamentos consoante as necessidades apuradas pelos agrupamentos escolares, processo alheio à Student Keep.

Com um objetivo solidário e sem perder de vista a reutilização dos materiais através de novas funções, o coordenador do projeto afirma que se trata também de uma forma de cumprir os objetivos do recente paradigma da economia circular, onde não existe desperdício.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o video do direto Notícias de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE