Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Condeixa leva projeto de alfabetização digital a casa dos idosos

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 01-06-2023

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que desde 2015 integra o projeto “Letras Prá Vida”, de alfabetização de adultos, dinamizado pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), implementou este ano a itinerância das oficinas de alfabetização digital “Teclas Prá Vida”, deslocando-se a casa dos adultos que pretendam aprender mais sobre o uso das novas tecnologias.

PUBLICIDADE

“É um dos projetos sociais em funcionamento em Condeixa que me dão maior satisfação pois atende às necessidades de uma das camadas sociais mais fragilizadas, os idosos, que desta forma conseguem uma maior autonomia neste tempo cada vez mais dominado pela tecnologia. É muito satisfatório ver os progressos que a comunicação e a modernização administrativa nos trouxeram, mas é indispensável assegurar que todos tenham acesso e saibam manusear os recursos tecnológicos que estão disponíveis”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Desde fevereiro deste ano que a autarquia condeixense, apostando na descentralização e no conceito de proximidade, iniciou uma nova vertente do projeto, lançando o “Letras Prá Vida, sobre Rodas”, em parceria com a ESEC, onde os participantes podem aprender, no domicílio, a utilizar o telemóvel, o computador, a internet, entre outras ferramentas tecnológicas.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto pretende promover a participação e a inclusão social, a literacia, a literacia digital, com uma intervenção individualizada no domicílio. Garantindo as condições necessárias ao envelhecimento condigno é possível retardar ou evitar a institucionalização dos idosos, assegurando-lhes ferramentas que desenvolvam a sua capacitação e a autoestima, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e uma maior autonomia.

“Letras Prá Vida” é um projeto de intervenção comunitária que promove a literacia e a inclusão social através da dinamização de oficinas de alfabetização com pessoas adultas, tendo vindo a merecer a atenção mediática enquanto projeto exemplar a nível nacional, de que se destaca o prémio europeu GRUNDTVIG 2017 atribuído pela Associação Europeia para a Educação de Adultos pela excelência do projeto.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com