Universidade

Projeto da Universidade de Coimbra conquista 400 mil euros para promover o empreendedorismo em biotecnologia

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-06-2022

O “BiotechSTARS” é um projeto de estímulo ao bioempreendedorismo que vai ser aplicado na Região Centro, com o objetivo de despertar e sensibilizar investigadores e outros interessados na área da biotecnologia para o empreendedorismo, potenciando a criação de novas empresas.

PUBLICIDADE

O projeto, que resulta de um consórcio entre o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), o Instituto do Ambiente, Tecnologia e Vida (IATV) e o Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia, conquistou um financiamento de mais de 400 mil euros do Programa Operacional da Região Centro – Centro 2020.

Esta iniciativa de apoio à inovação na área da biotecnologia “pretende acima de tudo impulsionar a cultura bioempreendedora na região Centro através de atividades de ideação, capacitação e mentoria de bioempreendedores”, explica a coordenadora do consórcio, Catarina Cunha Santos. Para tal, “vão ser promovidas diversas iniciativas de sensibilização e de estímulo para o empreendedorismo de base biotecnológica, de forma a fomentar a criação de novas empresas na área, com especial foco nas áreas da saúde, agroalimentar, industrial e do mar”, afirma a também coordenadora do Gabinete de Transferência de Tecnologia do CNC-UC.

PUBLICIDADE

publicidade

O “BiotechSTARS” vai estar em curso até junho de 2023 e vai contemplar diversas atividades junto de públicos distintos. A iniciativa “IGNITE”, direcionada a todos os interessados na área da biotecnologia, visa promover a descoberta de ideias inovadoras com potencial empreendedor, durante toda a duração do projeto. O programa “BIOSTART”, que vai decorrer entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, pretende capacitar de uma forma integrada e concertada os aspirantes a empreendedores na área da biotecnologia. O programa “BIOBOOST”, que vai acontecer entre fevereiro e abril de 2023, é uma iniciativa para aproximar participantes e mentores da área do bioempreendedorismo, com vista ao desenvolvimento de novas iniciativas empresariais. A atividade “Academia BiotechSTARS” tem como objetivo estimular o bioempreendedorismo junto do público escolar, entre julho de 2022 e maio de 2023.

Por fim, as atividades no âmbito da tarefa BIOaCOMM visam sensibilizar a sociedade para a importância do bioempreendedorismo como veículo de resposta a muitos dos desafios económicos e sociais contemporâneos. Pretende-se levar o bioempreendedorismo para a arena de discussão envolvendo vários atores sociais e aumentando a literacia científica, promovendo, desta forma, a área e os seus atores. Nas diferentes atividades, vão ser também incorporadas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo feminino.

PUBLICIDADE

Mais informações sobre o projeto “BiotechSTARS” aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE