Conecte-se connosco

Universidade

Projeto da Universidade de Coimbra ajuda na comunicação da ciência

Publicado

em

O investigador e comunicador de ciência do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Miguel Ferreira, é um dos autores do vídeo de animação “Getting your work out: how to be prepared for a video interview“, que pretende apoiar os investigadores no momento de comunicarem o seu trabalho através de uma entrevista, no âmbito do projeto SciComm4all.

O projeto SciComm4all é constituído por uma série de vídeos de animação curtos, concebidos especificamente para a comunidade científica. Constituída por 15 episódios de 3 minutos cada, a série apresenta-se como uma ferramenta rigorosa, clara e concisa. Cada vídeo é acompanhado por material suplementar, orientações-chave, referências bibliográficas e uma ferramenta de autoavaliação.

Considerando “a relevância crescente de comunicar eficazmente os resultados das atividades e de projetos científicos para outras audiências que não pares, ou de cativar decisores políticos e/ou entidades financiadoras, esta série, pela natureza da sua abordagem e pelo seu caráter inovador, procura fornecer à comunidade científica ferramentas que assegurem a sua contribuição no cumprimento efetivo desta missão”, refere Miguel Ferreira.

Toda a série está acessível de modo gratuito em http://scicomm4all.org e está traduzida em 15 línguas diferentes (albanês, croata, checo, holandês, francês, alemão, grego, hebraico, húngaro, italiano, lituano, português, sérvio, espanhol e turco).

SciComm4all foi desenvolvido por uma equipa interdisciplinar de investigadores e comunicadores de ciência: Héloïse Dufour e Fanny Bilak (Le Cercle FSER, França), Máté Varga (Eötvös Loránd University, Hungria), Susana Ambrósio (Universidade de Aveiro, Portugal), Lucia Martinelli (MUSE – Museo delle scienze, Itália), Rita Ponce (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal), Raquel Branquinho (Universidade do Porto, Portugal) e Miguel Ferreira (Universidade de Coimbra, Portugal). Todos os autores são membros da ação COST 17127: EuroScitizen –  ‘Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans’.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com