Coimbra

Projeto “Condomínio Verde” vai proteger aldeias florestais da Região de Coimbra contra incêndios rurais

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-06-2024

Realizou-se esta terça-feira, dia 11 de junho, em Merujais, Oliveira do Hospital, a apresentação pública do projeto “Condomínio Verde”, que vai dar apoio e resiliência a três aldeias da Região de Coimbra localizadas em territórios vulneráveis a incêndios rurais.

PUBLICIDADE

Os locais de intervenção deste projeto abrangem as aldeias do Colmeal, no concelho de Góis; Merujais, no concelho de Oliveira do Hospital; e São João da Boa Vista, no concelho de Tábua, num total de cerca de 48 hectares.

Serão realizadas ações como controlo de vegetação e de espécies invasoras, podas, desramações, plantação de espécies autóctones, instalação de contentores florestais e agroflorestais.

PUBLICIDADE

A sessão de apresentação contou com as intervenções de José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, António Sampaio, Presidente da Câmara Municipal de Góis, Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, e Jorge Brito, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

Durante a sessão, Jorge Brito recordou que a CIM Região de Coimbra desenvolveu uma estratégia concertada com os seus 19 municípios para proibirem a realização de queimas ou queimadas de amontoados entre os meses de junho e setembro de forma a diminuir a ocorrência de incêndios rurais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Face aos eventos climáticos adversos e intensos que se têm tornado cada vez mais frequentes”, Jorge Brito afirma que o projeto “Condomínio Verde” pretende, acima de tudo, “promover a segurança das pessoas, animais e bens, bem como a valorização dos recursos naturais e a promoção ativa da biodiversidade”.

O Secretário Executivo frisou, ainda, que “o sucesso deste projeto depende também dos proprietários de terrenos, que devem difundir a boa nova para assegurar a implementação eficaz das medidas previstas no “Condomínio Verde”. O envolvimento ativo dos proprietários e da comunidade é fundamental para conseguirmos criar um ambiente mais seguro e resiliente, protegendo as aldeias contra o risco de incêndios rurais e promovendo a sustentabilidade e a biodiversidade da nossa região.”

O projeto “Condomínio Verde” está ao abrigo do “Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”, no seguimento de uma candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra ao Fundo Ambiental.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE