Coimbra

Projeto Anadia Maior arranca em julho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-06-2020

O Plenário do Conselho Local de Ação Social de Anadia (CLASA) reuniu, no passado dia 25 de junho, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, observando todas as condições de segurança face à pandemia do Covid-19.

PUBLICIDADE

bty

Um dos pontos da ordem do dia prendeu-se com a apresentação e aprovação do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G – “Anadia Maior”, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia.

O projeto vai ter o seu início no próximo mês de julho e decorrerá até 2023. Tem como pretensão combater a solidão e o isolamento, bem como desenvolver projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas e implementar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas. 

PUBLICIDADE

O projeto, apesar de ser promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, é de abrangência concelhia e direcionada aos idosos, maiores de 60 anos, que não recebam qualquer tipo de apoio institucional.

O Plano prevê cinco eixos de ação: “Espaços Seniores”, distribuídos por cinco localidades: Anadia, Amoreira da Gândara, Avelãs de Cima, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro; “Ação de Voluntariado Sénior”; “Centro Anadia Maior”; “Histórias com estória”; e “Roteiros Anadienses”.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto, com um orçamento a rondar os 340 mil euros, financiado a 100 por cento por fundos comunitários, tem como parceiros a Câmara Municipal de Anadia, Juntas de Freguesia, GNR de Anadia, Bombeiros Voluntários de Anadia, UCC de Anadia e Banco Local de Voluntariado de Anadia e outras entidades do CLAS.

O Plenário aprovou ainda o Plano de Ação 2020 da Rede Social de Anadia. Devido ao surto pandémico existente, muitas das atividades que envolviam a presença de muitos idosos e crianças acabaram por ser suspensas, no entanto, até ao final do ano estão previstas 34 ações.

A rematar a sessão, a vereadora com o Pelouro da Ação Social, Jennifer Pereira, deu ainda a conhecer aos presentes os principais apoios sociais direcionados a cidadãos do concelho de contextos socioeconómicos desfavorecidos, afetados pela Pandemia Covid-19, no âmbito do Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, “Anadia Estamos Juntos”, que, no seu todo, representa um investimento camarário de 800.000€.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE