Conecte-se connosco

Coimbra

Projeto ambiental liderado pelo IPC é apresentado em Lisboa

Publicado

em

O evento de lançamento do projeto Life Payt – Uma ferramenta para reduzir os resíduos nos países do Sul da Europa, liderado pelo Politécnico de Coimbra (IPC), tem lugar no próximo dia 24 de novembro, pelas 14h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, Praça do Município.

reciclar

O projeto é cofinanciado pelo programa LIFE+ da União Europeia e vai testar um modelo de tarifação de resíduos PAYT – Pay As You Throw (“pague-o-que-deita-fora”), mais justo para o consumidor e comerciante, e que encorajará a adoção de práticas de prevenção e separação dos resíduos, fomentando a recolha seletiva e contribuindo para a sustentabilidade económica e ambiental das autarquias envolvidas.

O financiamento atribuído é de 1,3 milhões de euros face a um orçamento total de 2.517,571 euros e os municípios que integram o projeto serão pioneiros na implementação de conceitos de “pague-o-que-deita-fora”, irão contribuir para o reforço das estratégias ambientais nacionais e europeias e, desta forma, aumentar a visibilidade do País em termos de liderança na concretização das metas ambientais.

O objetivo é desenvolver metodologias que possam depois ser exportadas para regiões similares na Europa e contribuir para uma melhor gestão dos recursos europeus.

Além do IPC, são parceiros do projeto, que terá uma duração de 3 anos, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Larnaka (Chipre), a Câmara Municipal de Vrilissia (Grécia) e a Universidade Técnica Nacional de Atenas (Grécia).

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com