Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Projecto R quer mostrar vida das Repúblicas em plataforma digital

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 27-04-2015

No dia 28 de Abril, pelas 22:00, no Ateneu de Coimbra, vai ser apresentado o Projecto R – Arquivo Digital de Repúblicas, uma plataforma online que disponibilizará, de forma gratuita, conteúdos relativos às repúblicas de estudantes.

PUBLICIDADE

Republica_PraKisTao

Este arquivo pretende ser um repositório exaustivo e ordenado de toda a informação existente relativa à história destas instituições.​ O lançamento dará a conhecer a plataforma, algumas das suas possibilidades,eas motivações para a criação de um projeto desta natureza. Também estarão presentes na apresentação antigos e actuais ‘repúblicos’.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo os promotores do projecto Mário André Carvalhal e Nuno Miguel Neves, tornou-se fundamental criar um repositório digital que,baseado numa catalogação aprofundada de fontes, consiga trazer a público (investigadores, historiadores, antigos repúblicos, curiosos e público em geral) documentos que permitam testemunhar, preservar e transmitir essa história.

Por isso, interessa  trazer para este projecto todo o tipo de documentação relativa às repúblicas (fontes primárias sobre a existência e vivência em repúblicas, fotografias, recortes de jornal, decretus das casas, documentos de arquivo, filmes, etc), acrescentam.

PUBLICIDADE

O local privilegiado para essa recolha será, num primeiro momento, o arquivo das próprias repúblicas, que se encontram em diferentes estados de conservação. 

Este projecto pretende assim ser também um encontro. Um encontro das casas com a sua própria história, mas também com a história das Repúblicas, da cidade de Coimbra, onde elas sempre existiram, e com a Universidade com a qual sempre mantiveram uma estreita relação.

A apresentação do Projecto R está integrado na Programação da 17ª. Semana Cultural da Universidade de Coimbra – ​725 Anos, Tempo de Encontro(s).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com