Coimbra

Projecto de reformulação do Mercado Municipal de Coimbra não é carne nem é peixe!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-10-2018

A Câmara de Coimbra projeta dinamizar o Mercado Municipal D. Pedro V, no centro da cidade, com a reformulação do espaço através da criação de uma praça de tasquinhas e para eventos.

PUBLICIDADE

A proposta da Câmara, que foi debatida e explicada na reunião do executivo municipal desta segunda-feira, prevê a modernização do espaço e sua adaptação a “novas dinâmicas de funcionamento”, com a “instalação de postos fornecedores de refeições” e da criação de “uma zona central comum com mesas, para além de obras de manutenção do edifício”.

PUBLICIDADE

O “ante-preojecto”  de reformulação foi aprovado por unanimidade pelos 11 eleitos, mas a “proposta” sobre o modelo de gestão não mereceu o mesmo acolhimento: Os 5 eleitos pelo PS votaram a favor. A CDU votou contra. A coligação Mais Coimbra e o movimento Somos Coimbra (José Manuel Silva participou na discussão, mas saiu antes da votação) optaram pela abstenção.

A “praça de restauração” ficará na área central d o primeiro piso do imóvel, onde também surgirão outros espaços: “um para ponto de encontro, outro vocacionado para pequenas feiras temáticas e eventos de animação, e um terceiro dirigido aos produtores agrícolas”, explicita o anteprojeto da intervenção.

PUBLICIDADE

“A inclusão de uma cortina de vidro para isolar a galeria do primeiro piso do mercado do peixe (instalado no rés-do-chão), permitindo que esta área, atualmente desaproveitada, possa ter novas utilizações”, é outra das medidas projetadas, anunciou a autarquia em comunicado enviado a NDC.

Acrescenta o município que para “a zona atualmente sem utilização está ainda previsto “um espaço de restauração individualizado”, com acesso direto do exterior, a partir do estacionamento ao ar livre (que poderá “funcionar mesmo com o mercado fechado”), apoiado com “sanitários e cozinha de confeção” e com “entrada própria para cargas e descargas”.

Relativamente às obras de manutenção do complexo, estão planeadas a “revisão da cobertura do edifício”, a substituição da iluminação por um sistema com melhor eficiência energética, a “reparação de pavimentos degradados” e “pinturas interiores e exteriores de paredes e tetos”, entre outras intervenções, mas para que tal seja possível é necessário obter fundos europeus.

O projecto foi apresentado na reunião do executivo, mas o processo não foi disponibilizado à comunicação social

A Câmara Municipal de Coimbra parece assim apostada em replicar no D. Pedro V os bons exemplos nos lisboetas mercados da Ribeira e de Campo de Ourique, mas pelo que ouvimos na reunião a aposta nem é carne nem é peixe.

A  intervenção é muito limitada, pouco ousada, com custos (demasiados) controlados, o que pode fazer com que não seja possível transformar o espaço no “spot” que Coimbra não tem.

A Câmara ainda não decidiu qual o “modelo de gestão” que irá adotar, mas não coloca de parte a possibilidade de concessionar parte do negócio.

Ouça tudo o que foi dito sobre o “MM”:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE