Empresas

Programadores de todo o mundo debatem o futuro da profissão em Coimbra

Notícias de Coimbra | 49 minutos atrás em 23-05-2025

O Convento São Francisco vaia acolher, nos dias 27 e 28 de maio, a edição 2025 da JNation, uma conferência internacional dedicada às mais recentes inovações tecnológicas nas áreas da programação e engenharia de software.

O evento, realizado pela Associação Dedotcode em coorganização com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, conta com o apoio da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão, e já tem lotação esgotada. A edição deste ano foi apresentada hoje, dia 23 de maio, na Cervejaria Praxis, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, pelo vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego, Miguel Fonseca, pelo cofundador da JNation, Roberto Cortez, e pelo presidente UF de Souselas e Botão, Rui Soares.

A edição de 2025 da JNation foi hoje, 23 de maio, apresentada publicamente na Cervejaria Praxis. A JNation, uma associação sem fins lucrativos, é hoje uma referência no panorama tecnológico nacional e internacional. A conferência foca-se nas linguagens de programação Java e JavaScript, bem como em temas emergentes como inteligência artificial, segurança digital e computação em nuvem.

PUBLICIDADE

Em 2024, o evento contou com mais de 1.300 participantes para o dia das conferências e 200 participantes para o dia dos workshops, esgotando a capacidade para ambos os dias. Mais de 70% dos participantes viajam de outras zonas do país (ou de fora) para o evento: 32% vêm do Norte, 29% do Centro, 30% do Sul e 9% do estrangeiro. Mais de 70% dos participantes são quadros superiores das empresas do ramo, distribuídos do seguinte modo: 33% Engenharia de Software Sénior (6+anos de experiência), 35% Engenharia de Software (3 a 6 anos de experiência), 18% Engenharia de Software Júnior, 10% Arquiteto de Software e 4% Gestores.

As sessões são apresentadas por cerca de 50 oradores, maioritariamente estrangeiros, escolhidos de entre mais de 500 submissões em resposta ao anúncio público de envio de propostas. O objetivo é realizar em Portugal uma conferência com oradores e conhecimento de topo com o mínimo custo possível para os participantes.

A conferência destaca-se também pelo modelo de financiamento sustentável, com 66% das despesas cobertas por patrocinadores. Isso permite manter preços acessíveis — o bilhete diário custava 70 euros, valor significativamente inferior ao de eventos internacionais. Em Paris, um evento semelhante chega a ter um custo de 350 euros.

Ao longo dos anos, o evento foi apoiado por 50 empresas. De Coimbra, por exemplo, destaque para a Critical Software, Feedzai e a Present Technologies. Mas empresas de outras zonas do país também apoiam o evento, como a Volkswagen DS, Mercedes-Benz.io, Bosch, Celfocus, Sky, La Redoute, Talkdesk e Farfetch. Algumas, como a Mindera e a Deloitte, instalaram-se na cidade após participarem na JNation.

Na JNation, todas as sessões são pontuais, transmitidas em direto na Internet e, posteriormente, disponibilizadas no Youtube. Os participantes não têm qualquer gasto extra dentro do recinto da conferência. A JNation pretende divulgar conhecimento, mas também criar memórias duradouras do evento e da cidade. Mais informações aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE