Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Programador do Convento São Francisco não aquece lugar e sai de cena

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-02-2023

O programador do Convento São Francisco e diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara de Coimbra, Paulo Pires, pediu a exoneração dos cargos que ocupava por “motivos pessoais”.

PUBLICIDADE

A informação da saída de Paulo Pires, que estava há quatro meses naquelas funções foi confirmada por fonte oficial da Câmara de Coimbra.

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva e Paulo Pires, que tinham prometido estar presentes hoje, às 17:00, numa conferência de apresentação do Festival Política, primaram pela ausência, provavelmente, porque a essa hora já se comentava que o diretor ia embora.

PUBLICIDADE

publicidade

O antigo adjunto da ex-ministra da Cultura Graça Fonseca e assessor da Direção-Geral das Artes, tinha assumido em junho de 2022 a chefia da Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara de Coimbra, tendo depois passado a liderar o departamento, a partir de outubro.

Paulo Pires, que integrava o mapa de pessoal da Câmara de Loulé, foi adjunto no gabinete da ex-ministra da Cultura, entre 2020 e 2022, no anterior Governo liderado pelo PS.

PUBLICIDADE

Antigo investigador no Centro de Estudos Ataíde Oliveira da Universidade do Algarve, Paulo Pires assumiu também no passado a direção artística do município de Loulé, entre 2015 e 2020, na área das artes performativas, artes visuais e cruzamento disciplinar, e foi coordenador da programação cultural da Câmara de Silves, entre 2008 e 2015.

Após passar a dirigir o Departamento de Cultura, Paulo Pires esteve responsável pela definição da programação do Convento São Francisco para o primeiro semestre de 2023.

Quando assumiu o cargo, Paulo Pires afirmou à agência Lusa que procurava potenciar a capacidade criativa da cidade, para que deixasse de ser um território sobretudo marcado pelo acolhimento de propostas de fora.

O responsável antevia uma relação mais aberta e “empática” do município com os agentes culturais da região, tendo criado vários grupos de trabalho em diversas áreas artísticas.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com