Coimbra

Programação de Natal em Pombal estende-se a todas as freguesias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-12-2020

A programação de Natal do Município de Pombal, no distrito de Leiria, estende-se este ano às 13 freguesias do concelho, com iluminação, concertos de carrilhão e o camião do Natal, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Na conferência de imprensa de apresentação do programa “Natal na Cidade”, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara, Diogo Mateus, explicou que este ano há um número maior de ruas iluminadas na cidade de Pombal, iluminação natalícia que é alargada às freguesias, às quais foi destinado um valor global de 25 mil euros para este fim.

PUBLICIDADE

Diogo Mateus afirmou que, além do apoio para a iluminação, vão decorrer concertos de carrilhão, com músicas de Natal, em todas as freguesias. Trata-se do carrilhão LVSITANVS, “o maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo”, composto por 63 sinos.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Ana Cabral, destacou a descentralização do “Natal na Cidade”, que inclui, igualmente, a itinerância de um camião com um espetáculo que vai chegar a todos os jardins-de-infância e escolas do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

“Completa o programa do carrilhão, que também irá levar essa animação a todas as freguesias”, declarou Ana Cabral.

O camião, numa animação dirigida para o público infantil, inclui figuras natalícias e vai contar com artistas locais, no sentido de os valorizar, disse a vereadora.

Ana Cabral adiantou que não faltará animação de rua na cidade de Pombal, com “bombos de Carnide, concertinas do Marquês e acordeonistas de Pombal”, nem a tradicional casa do Pai Natal, este ano reinventada com cenografia do marionetista José Ramalho, ou o mercado, onde artesãos e produtores locais estarão por diversos quiosques.

Diogo Mateus apontou ainda “momentos de literatura, música e teatro”, ‘workshops’, oficinas e cinema.

Na programação consta, também, exposições ou o espetáculo “O Quebra Nozes”, em ‘video mapping’, no Largo do Cardal.

O autarca enumerou ainda um conjunto de ações com a Associação Comercial e de Serviços de Pombal, para se ter um “esforço adicional de toda a comunidade, com o município à cabeça”, para melhorar a prestação financeira das empresas e se aproveitar a época natalícia para conjugar a animação, “não pondo em causa a segurança das pessoas” na sequência da pandemia de covid-19.

A programação de Natal em Pombal arranca na sexta-feira e termina em 06 de janeiro de 2021.

De acordo com a Câmara, em iluminação de Natal o município vai gastar 50 mil euros em aluguer de equipamentos e vai comprar outros no valor de 20 mil, para posterior reutilização, a que acresce o IVA, somando-se o apoio às juntas no valor de 25 mil euros para esse fim.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE