Vamos

Programa PARTE reúne 12 curadores estrangeiros e organiza seminário em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-04-2022

O programa PARTE Portugal Art Encounters, de internacionalização da arte contemporânea portuguesa, convidou 12 curadores de dez países para a primeira edição, entre julho e agosto, fazendo circuitos pelo país e um seminário em Coimbra e Loulé.

PUBLICIDADE

Apresentado em dezembro, em Lisboa, o programa anual PARTE foi criado pelo curador Miguel Mesquita e pela consultora Sílvia Escórcio para promover um conjunto de iniciativas de mediação à vinda de curadores, críticos e diretores de museus a Portugal, dando a conhecer a produção artística portuguesa.

Andrea Lissoni, Bruna Roccasalva, Carolyn Christov-Bakargiev, Clara Kim, Daniel Baumann, Hendrik Folkerts, Kasia Redzisz, Neringa Bumblienė, Philippe-Alain Michaud, Sofía Hernández Chong Cuy, Vincenzo de Bellis e Zoé Whitley são o primeiro grupo de 12 curadores que irão participar nesta edição inaugural do programa, segundo um comunicado dos promotores.

PUBLICIDADE

publicidade

Os curadores irão participar nos PARTE Circuits, que acontecem de 30 de julho a 07 de agosto, em todo o país, e no PARTE Summit, um seminário internacional sobre arte, que se realiza em duas sessões nas cidades de Coimbra e Loulé, respetivamente a 30 de julho e 06 de agosto.

O grupo foi selecionado pelos curadores Vicente Todolí e Isabel Carlos.

PUBLICIDADE

Os convidados “destacam-se pela vasta experiência curatorial, sobretudo na direção de instituições artísticas de relevo, e viajam para Portugal, alguns pela primeira vez, vindos de dez países da Europa, nomeadamente da Alemanha, Bélgica, França, Itália, Lituânia, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça”, indicou a organização.

Os PARTE Circuits “são dois circuitos de investigação e reconhecimento que percorrem as cinco regiões do território continental para dar a conhecer uma seleção criteriosa da produção artística, património cultural e natural do país”, e que “integram atividades reservadas e de âmbito profissional, que conjugam ´network´ e partilha de conhecimento com artistas e agentes, com momentos de lazer e descoberta da excelência do acolhimento, da gastronomia e das culturas regionais”.

Os circuitos culminam com a realização do seminário internacional de arte – PARTE Summit –, e o lançamento da edição anual do PARTE Book, uma publicação-guia para o Turismo de Arte em Portugal.

Estão ainda previstas atividades do programa que são especialmente dedicadas à reflexão e partilha de conhecimento com as populações locais e públicos além das esferas especializadas da arte, e que também contam com a participação dos curadores convidados, segundo os promotores.

O grupo de curadores convidados a visitar as regiões do Norte e Centro de Portugal com o anfitrião Vicente Todolí, atual diretor artístico do Hangar Biccoca da Fundação Pirelli, em Milão, é formado por: Bruna Roccasalva, diretora artística na Fondazione Furla; Daniel Baumann, diretor na Kunsthalle Zürich; Hendrik Folkerts, curador de arte contemporânea internacional no Moderna Museet; Kasia Redzisz, diretora artística no Kanal – Centre Pompidou; Vincenzo de Bellis, diretor associado de programas em artes visuais no Walker Art Centre, e por Zoé Whitley, diretora na Chisenhale Gallery.

Por sua vez, o grupo que vai visitar as regiões da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve com a anfitriã Isabel Carlos é formado por: Andrea Lissoni, diretor artístico na Haus der Kunst; Carolyn Christov-Bakargiev, diretora no Castello di Rivoli Museo d’Arte Contemporanea e Fondazione Francesco Federico Cerruti; Clara Kim, curadora sénior de arte contemporânea internacional na Tate Modern; Neringa Bumblienė, curadora no Contemporary Art Centre, de Vilnius; Philippe Alain-Michaud, curador do Centre Pompidou, e Sofía Hernández Chong Cuy, diretora no Kunstituut Melly.

O PARTE é um programa da empresa Flamingo Circuit tem como parceiros o Turismo de Portugal e o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE