Primeira Página

Programa do 25 de Abril em Montemor-o-Velho terá “um brilhozinho nos olhos”

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 29-03-2024

O cantor Sérgio Godinho é o principal convidado do concerto “Abril 50” que irá decorrer a 4 de maio no Castelo de Montemor-o-Velho. O espetáculo encerrará a programação municipal dos 50 anos do 25 de Abril.

PUBLICIDADE

Apesar do concerto só ter lugar em maio, Sérgio Godinho fez esta quinta-feira, 28 de março, no primeiro ensaio com os 78 jovens músicos do concelho que estão a participar esta semana na Masterclass de Sopros e Percussão.

“O encontro do talento de Sérgio Godinho com a energia criativa dos jovens do concelho foi um momento muito especial que, desde os primeiros acordes, deixa antever um momento cultural inesquecível”, referiu, na ocasião, o presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, no decorrer do ensaio que juntou o cantor e os músicos concelhios.

PUBLICIDADE

Na companhia dos membros da Comissão Permanente da Assembleia Municipal e da vereadora Diana Andrade, Fernando Ramos, avançou que “este momento marca o início oficial das comemorações do 25 de Abril no concelho. Vamos celebrar com arte, cultura, desporto e muito talento, numa festa que pretende ser celebrada com todos em todo o território”.

As ações que celebram os 50 anos da Revolução de Abril estão a ser desenvolvidas em estreita colaboração entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal e pretendem envolver todo o concelho, contando com a colaboração das freguesias e uniões de freguesia e do tecido associativo do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além dos momentos mais solenes, como a Sessão Solene da Assembleia Municipal no dia 25, as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 em Montemor-o-Velho vão contar com música, desporto, ações educativas e arte.

Este ano, os concertos das filarmónicas concelhias vão levar música a diversas freguesias do concelho. No dia 20 de abril, a Associação Filarmónica 25 de setembro atua em Tentúgal, na Quinta do Mourão, pelas 21:30.

O Pavilhão Multiusos de Liceia vai ser o palco do concerto da Associação Filarmónica 25 de setembro, no dia 21 de abril, pelas 17:00.

A Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira atua em casa, no dia 27 de abril, às 21:30. O concerto final fica a cargo da Academia Musical Arazedense, dia 28 de abril, no Centro Cultural do Seixo, pelas 17:00.

No dia 24 de abril, a Assembleia Municipal vai às escolas EB2/3 de Arazede e Secundária de Montemor-o-Velho falar sobre a importância do 25 de abril também para o poder local democrático e inaugurar um painel de azulejos feito pelos alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Velho.

O programa do dia da revolução começa com o hastear da Bandeira ao som do hino nacional executado pelos músicos das quatro centenárias filarmónicas concelhias, logo seguido do arranque do Passeio Familiar em Bicicleta, Circuito das Freguesias em Bicicleta e da V Caminhada pela Liberdade.

A inauguração do Conjunto Escultórico 25 de Abril, no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho, e a Sessão Solene da Assembleia Municipal com momento musical protagonizado pelo grupo “Arroz aos Molhos” vão marcar o dia em que se celebra a Liberdade.

As comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos terminam, em Montemor-o-Velho, no dia 4 de maio, com o concerto Abril 50, no Castelo de Montemor-o-Velho.

Este vai um momento de homenagem ao espírito revolucionário que marcou Portugal e, numa fusão de várias artes, teatro, dança, poesia e música, vai contar com a participação especial de Sérgio Godinho, acompanhado pelos músicos da Masterclass e diversos artistas nacionais e locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE