Região

Programa de Valorização do Queijo da Região Centro lança plataforma ‘online’

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-03-2021

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tem, a partir de terça-feira, um ‘website’ para a promoção da inovação dos queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) da região.

PUBLICIDADE

“Num tempo em que todos devemos seguir o lema “fique em casa”, esta é uma ótima sugestão para navegar e conhecer os queijos Serra da Estrela DOP, Beira Baixa DOP e Rabaçal DOP”, afirmam, em comunicado, os responsáveis pelo programa.

O ‘website’ apresentado sob a designação Queijos Centro de Portugal, “constitui mais um passo na promoção da inovação da fileira e da partilha dos conhecimentos com o público em geral”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Atendendo ao momento vivido no país, o Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro quis ir além do usual e desenvolveu, através do ‘website’, uma rota interativa, que percorre queijarias produtoras de queijo com DOP da Região Centro de Portugal e que se apresenta como uma excelente alternativa às visitas presenciais”, lê-se na nota.

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro refere ainda que “todos os contactos de que cada queijaria dispõe apresentam-se de forma simples e fácil de utilizar para encomendar, saber onde se podem adquirir os seus produtos ou até agendar uma visita para quando voltar a ser possível”.

PUBLICIDADE

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, iniciado em 01 de janeiro de 2019, envolve um investimento total de 2,7 milhões de euros, sendo que 2,3 milhões correspondem a este programa, financiado em 85% pelo Centro 2020, e 428 mil euros dizem respeito à iniciativa Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro, financiada em 65% através do Valorizar.

Na globalidade, o projeto envolve um total de 14 entidades da região Centro, das quais quatro comunidades intermunicipais (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões), cinco associações do setor, dois institutos politécnicos (Castelo Branco e Viseu) e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

A iniciativa abrange a produção de queijos DOP da Serra da Estrela, da Beira Baixa e do Rabaçal

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE