Coimbra

Programa de Emergência Social apoia 73 famílias de Condeixa  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-08-2019

 

PUBLICIDADE

O Programa de Emergência Social apoiou, entre janeiro e julho deste ano, 73 famílias de Condeixa, num total de mais de centena e meia de indivíduos, nomeadamente através do pagamento de rendas e faturas de eletricidade, gás e água e da oferta de refeições escolares nas interrupções letivas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Apesar da melhoria das condições de vida ainda há situações de profundas carências, motivadas por situações de desemprego ou de problemas de saúde, a que é preciso estar atento. Através deste programa pretendemos acudir aos casos mais emergentes, garantindo-lhes o apoio que precisam, seja ao nível do pagamento de rendas e outras despesas familiares mas também enquanto plataforma para uma reintegração social e no mercado de trabalho”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. 

Os apoios previstos no Programa de Emergência Social são dirigidos a famílias residentes no concelho há mais de um ano  e em situação de carência socioeconómica e emergência social. 

PUBLICIDADE

O apoio poderá destinar-se a fazer face, nomeadamente, a despesas fixas mensais (renda/prestação de casa, eletricidade, gás e água), problemas de saúde ou outras situações de emergência. Está também previsto apoio às refeições escolares em período de interrupção letiva a alunos abrangidos pelo escalão A de abono da Segurança Social.

Os apoios concedidos às 73 famílias que se candidataram ao Programa de Emergência Social, no valor 25 mil e 500 euros, foram sobretudo para apoio ao nível das despesas fixas mensais e de saúde.

A análise das candidaturas é feita com base no cálculo da capitação do rendimento per capita do agregado familiar, não podendo ultrapassar os 70% do IAS (Indexante de Apoios Sociais), equivalente a 305,032 euros.

A atribuição dos apoios pontuais implica a prestação de Trabalho Socialmente Útil (TSU) por parte dos beneficiários em idade ativa e as atividades são desenvolvidas nos serviços da autarquia numa ótica de corresponsabilização dos benefícios e, simultaneamente, de apoio à integração social e (re)aquisição de hábitos de trabalho dos mesmos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE