Empresas

Programa de educação alimentar “5 ao dia” regressa ao Mercado Abastecedor da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-10-2022

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro – o Programa “5 ao Dia” regressa ao Mercado Abastecedor da Região de Coimbra com a visita de dezenas de crianças da Escola EB1 de Sebal.

PUBLICIDADE

Neste projeto de responsabilidade social, dirigido essencialmente a alunos do 1º e 2º ciclo, o Mercado Abastecedor de Coimbra acolhe anualmente nas suas instalações centenas de alunos de diversas Escolas do Distrito de Coimbra, em sessões realizadas em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que disponibilizam técnicos e monitores para a realização das atividades.

Com o objetivo de promover o consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar, o Programa “5 ao Dia” espera potenciar a escolha de um estilo de vida saudável em detrimento de maus hábitos alimentares, prevenindo assim possíveis doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

PUBLICIDADE

Nas visitas ao MAC, os alunos têm a oportunidade de disfrutar de produtos hortofrutícolas ali transacionados, no sentido de despertar o seu consumo, através do manuseamento e da prática de jogos que apelam à curiosidade e conhecimento das qualidades nutricionais das frutas e vegetais.

Antes da interrupção da atividade em 2020, devido ao período de Pandemia e confinamento, o “5 ao Dia” previa um ano repleto de inscrições, à semelhança do que tem acontecido desde 2009 – ano de abertura do projeto no MAC – com a passagem de milhares de crianças pelas várias atividades.

PUBLICIDADE

publicidade

Após dois anos de pausa, o programa volta a ganhar presença no Mercado Abastecedor, com centenas de alunos inscritos no presente ano letivo, o que demonstra a enorme vontade de regresso à normalidade, auxiliada pelas atividades lúdico-pedagógicas proporcionadas pelo Programa “5 ao Dia” e reconhecidas pela comunidade escolar da Região. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE