Economia

Programa de Educação Alimentar “5 ao Dia” está de regresso ao Mercado Abastecedor da Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 12-10-2023

O programa “5 ao Dia” está de regresso ao Mercado Abastecedor da Região de Coimbra (MAC). As atividades do ano letivo 2023/2024 começam já na próxima segunda-feira, dia 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação cujo tema deste ano é “Água é vida, água é alimento. Não ​deixar ninguém para trás”. 

PUBLICIDADE

Implementado em Coimbra desde 2009, o programa “5 ao Dia” inicia agora mais uma edição anual que decorrerá, mediante inscrições, no Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, em Taveiro.

São várias as atividades realizadas no âmbito deste programa de responsabilidade social dirigido a alunos em idade escolar de diversas Escolas do Distrito de Coimbra. As sessões são desenvolvidas no Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro, a Escola Superior Agrária de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e este ano, pela primeira vez, conta com a participação da CoimbraMaisFuturo, que dinamizará uma intervenção enquadrada no projeto “A comer é que a gente se entende!” inserido no Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável.

PUBLICIDADE

Com o objetivo de promover o consumo diário de cinco porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar, o Programa “5 ao Dia” espera potenciar a escolha de um estilo de vida saudável em detrimento de maus hábitos alimentares, prevenindo assim possíveis doenças crónicas, nomeadamente a obesidade.

Durante as visitas ao MAC, os alunos têm a oportunidade de disfrutar de produtos hortofrutícolas ali transacionados, no sentido de despertar o seu consumo, através do manuseamento e da prática de jogos que apelam à curiosidade e conhecimento das qualidades nutricionais das frutas e vegetais.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto “5 ao Dia” prevê um ano letivo repleto de inscrições, à semelhança do que tem acontecido desde 2009 – ano de abertura do projeto no MAC – com a passagem, ao longo destes anos, de milhares de crianças pelas várias atividades.

Para mais informações sobre o programa e/ou inscrições as escolas podem contactar a Delegação de Coimbra da Associação “5 ao dia” através do email 5aodia@maccoimbra.pt, ou através do telefone 911815033.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE