Coimbra

Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia apresenta projetos de empreendedorismo a concurso na Região Centro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-06-2020

A Agência Nacional de Inovação (ANI) divulgou hoje os nomes dos projetos da edição centro do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia que capacitou projetos nascidos no ensino superior em áreas como desporto, saúde animal, agrotech, saúde humana e tecnologia.

PUBLICIDADE

A ANI revela que “foram três meses de capacitação intensiva com a participação de mentores especialistas em diversas áreas, para que projetos nascidos de investigação académica, mas com potencial de negócio, se possam apresentar ao mercado de forma estruturada e convincente. Os resultados serão conhecidos num Demo Day, no próximo dia 23 de junho, num evento online que terá início às 16h00.

PUBLICIDADE

O BfK Rise, Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia Born from Knowledge, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), procura, assim, facilitar a transferência do conhecimento e das tecnologias da Academia para o mercado. Figure Follow, My Puppy Plan, OliveID, ProtexAging, Psychomesure, TopoSEM, Touseguro e Winter Protect foram os oito projetos selecionados para participar na Edição Centro desta iniciativa, e que terão a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio num Demo Day online a representantes de entidades institucionais, agentes académicos, investidores e comunidade empreendedora.

Nas suas três edições (Norte, Centro e Alentejo), o BfK Rise, programa que tem como missão incentivar os investigadores, académicos e estudantes a acelerarem os seus projetos até uma possível vertente de comercialização, contou com três bootcamps diferentes (orientados à estruturação do potencial de mercado e à construção de um business case associado a cada investigação), um pitch training (sobre como apresentar e “vender” a solução de forma convincente) e ainda um Demo Day.

PUBLICIDADE

publicidade

A agenda das primeiras sessões de trabalho contemplou um conjunto de atividades que visaram a preparação de um Business Model Canvas, a análise de Competidores e a apresentação de propostas de Minimum Viable Product (MVP) para cada projeto. Por outro lado, as ações de mentoria funcionaram como um elo entre cada atividade, representando um suporte essencial à curva de aprendizagem e desenvolvimento dos grupos. Empreendedores, inovadores, startup founders e cientistas, com trajetórias e formações diversas, orientaram os participantes, transmitindo-lhes as melhores práticas de gestão de negócios, vendas, melhoria de produto e propriedade intelectual.

Na Edição Centro, participaram mentores como Luís Aparício, da Sovena, e Catarina Maia, do INESC TEC.

 

Os projectos da região centro são os seguintes:

 

Figure Follow

Na patinagem artística existem três modalidades individuais, sendo uma delas Figuras Obrigatórias, que consiste em patinar em cima de linhas circulares que se encontram desenhadas na pista. Existem 53 figuras diferentes a realizar (a andar para a frente, trás, realizando viragens, etc.), cada uma com o seu grau de dificuldade. No entanto esta disciplina é muito complicada e não há grandes oportunidades para os atletas terem mais treinos. Desta forma a única solução é melhorar a qualidade das sessões de treino existentes, daí surgiu a ideia do Figure Follow, que consiste num aparelho que se coloca nos patins e vai coletando informação sobre o posicionamento do patim na linha, criando assim um relatório que o atleta e/ou o treinador poderão ver durante ou mesmo depois do treino, através de uma App. Esta tecnologia pode e irá ser usada para outras modalidades desportivas. Mas por agora o foco será na Patinagem Artística.

 

My Puppy Plan

My Puppy Plan transformará a forma como os cachorros são alimentados, evitando a malnutrição ou alimentação a mais. A aplicação web user-friendly combina características do cachorro com dados sobre o seu crescimento num algoritmo avançado que calcula a quantidade correta de alimento a disponibilizar ao animal em cada etapa do seu desenvolvimento. O utilizador poderá recorrer a alimentos que se encontram na base de dados da aplicação ou a qualquer outra desde que os dados nutricionais sejam introduzidos.

 

OliveID

A tecnologia desenvolvida consiste numa análise química de alta qualidade para produtos alimentares que: a) classifica a sua qualidade e certifica a sua origem; b) fornece um rótulo químico de autenticidade (DOP, origem geográfica, qualidade). O principal objetivo é definir uma impressão digital exclusiva para os azeites de alta qualidade (azeites virgens), útil para a classificação da qualidade. Esta ideia visa ajudar a resolver a falta de precisão do teste do painel (análise sensorial) na avaliação da qualidade do azeite virgem. Baseia-se em análises químicas, utilizando técnicas de espectrometria de massa, para obter um perfil de marcadores químicos que definem o grau de qualidade do azeite. O processo foi idealizado para azeites e óleos vegetais, mas pode ser aplicado a qualquer tipo de produto alimentar e tem associado um pedido de patente nacional.

 

ProtexAging

A ProtexAging detém a propriedade intelectual de um conjunto de compostos químicos semelhantes capazes de ativar um mecanismo que elimina processos destrutivos das células comuns a muitas doenças associadas ao envelhecimento. Assim, estes compostos poderão ser úteis no tratamento de diversas doenças crónicas, como a osteoartrose, e doenças neurodegenerativas, que afetam milhões de pessoas. Além disso, por retardarem o processo natural de envelhecimento, podem também ser usados em dermocosmética. Estamos a desenvolver estes compostos, de modo a potenciar a sua eficácia e segurança para cada uma das aplicações. Pretendemos, portanto, disponibilizar produtos inovadores, capazes de melhorar a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas.

 

Psychomesure

Psychomeasure é uma bem-sucedida empresa de healthtech, que agrega e Analisa dados individuais, como relatórios verbais transcritos para texto, e fornece uma análise sobre o estado de saúde mental do doente. Esta solução foi ainda aplicada ao setor da educação, mas pode ainda estender-se a áreas como recursos humanos, política, etc.

 

TopoSEM

Scanning Electron Microscopy (SEM) é uma das mais comuns e ponderosas técnicas usadas em laboratórios de todo o mundo. SEM é usada em diferentes setores, como tecnologia de chip, biologia, medicina, desenvolvimento de novos materiais, etc.. Trata-se de uma técnica que é capaz de captar imagens a partir de uma amostra (2D) com uma resolução reduzida a uma escala nano (10.000 vezes mais pequena que o diâmetro de um cabelo humano. No entanto, não há uma forma fácil de quantificar a Terceira dimensão, Informação que é obtida com recurso a dispositivos dedicados específicos. O projeto TopoSEM consiste numa nova técnica patenteada que permite suprir essa limitação.

Em resumo, a TopoSEM fornece Informação essencial aos utilizadores de SEM de forma simples e sem necessidade de fazer alterações de hardware ou qualquer alteração nas suas atividades operacionais.

 

Touseguro

Um sistema capaz de permitir ao utilizador verificar o estado da sua pele perante radiação solar e verificar o quão protegido se encontra da mesma, podendo interagir e guardar os dados visíveis.

 

Winter Protect

É a marca de nutracêuticos, que oferece imunidade à gripe. Através da ação específica de proteínas da gema de ovo disponibiliza maior proteção a vários tipos de vírus da gripe. Esta linha de produtos compreende uma gama versátil de formatos, todos baseados no mesmo princípio, personalizados para se adequar ao estilo de vida de todos.

 

Para participar na sessão online é necessário inscrição nesta página.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE