CHUC

Programa Atlantis: CHUC recebe grupo de estudantes universitários americanos

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 06-06-2023

O presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, recebeu no dia 5 de junho, o primeiro grupo de estudantes universitários americanos do Programa Atlantis, Primavera/Verão 2023, em cerimónia que contou com a presença da Equipa do Programa Atlantis, David Saavedra, Diretor de Portugal e Espanha e as colaboradoras Gabriela Dinis e Carla Silva, bem como com a Equipa do Gabinete de Internacionalização do CHUC, dirigida por Pedro Lopes.

PUBLICIDADE

Trata-se de um grupo de estudantes da área da saúde que vai fazer estágios observacionais em vários Serviços do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acompanhados por tutores, durante períodos de três semanas a um mês, com o objetivo de poderem contactar com a rotina de diferentes especialidades médicas e esclarecer dúvidas, que lhes permitam, no futuro próximo, fazer as melhores escolhas, quanto à sua profissão e/ou especialidade dentro da área da saúde.

O CHUC recebe, assim, pela segunda vez este ano, estudantes do Programa Atlantis, o qual se realiza desde 2017 na instituição e sempre com muito sucesso. No ano de 2022, os estudantes do Programa Atlantis representaram cerca de 40% dos estagiários internacionais recebidos pelo Gabinete de Internacionalização, tendo o
Programa envolvido a participação de 70 médicos tutores, representando um total de 2.210 horas de follow up.

PUBLICIDADE

No corrente ano, ao Programa de Inverno que se realizou em Janeiro a título experimental, seguem-se agora três grupos de estudantes para estágios observacionais de curta duração, nos meses de junho, de julho e de agosto. No total, prevê-se que o Programa Atlantis traga este ano ao CHUC 40 estudantes, envolvendo mais de 18
serviços e uma centena de médicos tutores.

A avaliação feita pelos estudantes em 2022, sobre o Programa Atlantis no CHUC, foi qualificada como excelente. Refira-se, também, que no corrente ano o CHUC conta, pela primeira vez, com a vinda de um grupo de estudantes da Universidade de Harvard esperando-se que o número total de estudantes possa triplicar.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorda-se que em maio de 2022 se procedeu à assinatura de Protocolo de colaboração entre o CHUC e a organização Atlantis por mais três anos, retomando-se o Programa que tinha sido interrompido devido à pandemia da Covid-19.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE