Coimbra

Profissionais e utentes apoiam IP3 renovado mas querem autoestrada entre Ceira e Aguieira

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-05-2018

A ANTRAM e um grupo de cidadãos apoiaram hoje a requalificação integral do IP3, mas defendem a construção de uma nova autoestrada, ligando a A13, em Ceira (Coimbra), ao IP3, na barragem da Aguieira.

PUBLICIDADE

Na sequência de uma reunião realizada em Coimbra, na quarta-feira, que terminou na madrugada de hoje, na qual participou Nelson Sousa, vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), o grupo considerou “muito importante” a ligação Viseu-Coimbra, com “requalificação integral” do atual itinerário principal 3 (IP3).

PUBLICIDADE

“Muito mais do que uma excelente acessibilidade”, o investimento anunciado pelo Governo é “uma oportunidade de ligar o Centro e aproximar o interior” do país, disse à agência Lusa o engenheiro civil Pedro Curvelo, da Lousã, em cuja Câmara Municipal já exerceu as funções de vereador pelo PSD.

Na reunião, que teve Curvelo como principal impulsionador, a ANTRAM e os demais presentes, oriundos dos concelhos de Coimbra, Lousã, Vila Nova de Poiares, Góis e Arganil, no distrito de Coimbra, aplaudiram “a requalificação integral do IP3, para melhorar as condições de tráfego e segurança”, segundo uma nota hoje divulgada.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, aqueles cidadãos defendem igualmente a abertura de uma “nova autoestrada da A13, em Ceira, até ao IP3, na barragem da Aguieira (entre Penacova e Mortágua), pela margem esquerda do rio Mondego, que permitirá ligar o IC6 e a estrada da Beira (EN 17) no prolongamento da variante da Lousã”, na Marmeleira, a escassos quilómetros de Vila Nova de Poiares.

“Questionamos também os custos da ligação da A13 até Souselas (Coimbra), com uma nova ponte de grandes dimensões” sobre o Mondego, “a uma cota elevadíssima, obra essa que não consideramos prioritária em relação à requalificação do IP3 ou à ligação da A13 à barragem Agueira”, acrescentou o antigo atleta olímpico Pedro Curvelo.

Na quarta-feira, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse na Assembleia da República que o primeiro concurso para a requalificação do IP3, entre Viseu e Coimbra, deverá ser lançado este ano.

Na sua intervenção inicial, em audição parlamentar, o governante reafirmou a solução de aumentar o “número de faixas, onde tecnicamente for possível”, da infraestrutura, e sem “colocar portagens, nem onerar as populações”.

Na sexta-feira, Pedro Marques participa em duas sessões de apresentação da solução para o IP3, em Tondela e Tábua, para os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu, Dão e Lafões e a congénere da Região de Coimbra, respetivamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE