Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Profissionais do CHUC com direito a sessões de relaxamento

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 23-09-2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) disponibiliza sessões de relaxamento, gratuitas, aos seus profissionais em regime online, sob o mote “relaxa a tua mente” e “liberta o teu corpo” através de práticas de relaxamento, meditação e yoga.

PUBLICIDADE

O CHUC  anunciou hoje que iniciou esta prática no período da pandemia SARSCov-2, com sessões direcionadas para os enfermeiros e assistentes operacionais, “com o objectivo de ajudar a encontrar um equilíbrio, em particular neste período de pandemia durante os períodos de isolamento e, assim, contribuir para minimizar os níveis de stress”.

“Imbuídos do compromisso de cooperar para o bem-estar de todos os profissionais do CHUC, as sessões de relaxamento, meditação e yoga são agora destinadas a todos os profissionais acessíveis por via online, cujo link é enviado atempadamente para o endereço eletrónico profissional, a curto prazo, as sessões online serão alternando com sessões presenciais, adianta o hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

O CHUC afiança que “as pressões e tensões do quotidiano profissional afetam a condição emocional, física e mental, interferindo na qualidade de vida, fazendo com que os indivíduos enfrentem crescentes problemas decorrentes do stress. Os profissionais de saúde, não são uma exceção e com o decorrer da pandemia os sinais de ansiedade e stress têm vindo a aumentar e não devem ser desvalorizados”.

“Conscientes destes desafios, o nosso compromisso é proporcionar o melhor aos profissionais, fazendo a diferença na forma como encaramos a sua saúde e o seu bem-estar. Promover o bem-estar mental e físico dos profissionais de saúde é também contribuir para relações laborais mais saudáveis, melhor relacionamento com os utentes e aumento da qualidade na prestação de cuidados.”, informa a instituição liderada por Carlos Santos.

PUBLICIDADE

“Sabe-se, hoje, que o stress afeta mais de 90% da população mundial, estando associado à ocorrência de diversas doenças como patologias metabólicas, cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios do crescimento, depressão, distúrbios reprodutivos e doenças infeciosas, frisa o CHUC

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades” sendo o stress uma das maiores ameaças.  Com estas práticas, aprendem-se estratégias simples e eficazes de libertação do stress a que facilmente se pode recorrer como estratégia de revitalização do cérebro para recuperar da sobrecarga a que o organismo está submetido.

Saber ginasticar, exercitar e treinar o cérebro para libertação do stress é considerada uma mais-valia na performance dos profissionais do século 21, conclui a unidade de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com