Economia

Profissionais de saúde de 4 países visitaram o Biocant Park

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

O Biocant Park – Parque Tecnológico de Cantanhede recebeu esta terça-feira, 10 de janeiro, a visita de equipas ligadas à área da Saúde oriundas de Portugal (através da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Bangladesh, Vietname e Finlândia, que integram o projeto DigiCare, que visa a aquisição de competências de digitalização no sentido de capacitar estudantes da área da saúde para efetuarem follow up à distância de doentes com doença crónica.

PUBLICIDADE

Esta visita a Cantanhede decorreu a pedido da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que assume a coordenação do projeto DigiCare em cotitularidade com a Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia).
A comitiva, que incluía investigadores, médicos, enfermeiros, biólogos, psicólogos e bioquímicos, foi recebida pela administradora executiva do Biocant Park, Joana Branco, que fez a apresentação do parque tecnológico e conduziu uma visita à Crioestaminal, a primeira empresa a instalar-se no local e que hoje em dia é uma referência internacional na criopreservação de células estaminais.Em representação do Município de Cantanhede esteve a vereadora Célia Simões, que considerou esta visita de investigadores internacionais “uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho de ponta que é de desenvolvido no Biocant Park, nomeadamente na área da biotecnologia e, quem sabe, abrir portas a novas oportunidades de negócio neste domínio”.

A autarca, que tutela a área da Saúde, destacou ainda a visita à Adega Cooperativa de Cantanhede e ao Museu da Pedra, “locais de referência, que permitiram dar a conhecer outras dimensões do Município”.
Três universidades e instituições de saúde do Vietname e outras tantas do Bangladesh são beneficiárias do projeto DigiCare.

PUBLICIDADE

Participam neste projeto internacional, em representaçáo da instituição portuguesa, Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE