Educação

Professores “esperam” governante. A luta é contra a municipalização do ensino

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-07-2015

O Secretário de Estado para a Modernização Administrativa desloca-se amanhã, 9 de Julho, à Mealhada, previsivelmente às 11:00. A notícia chega através do Sindicato dos Professores da Região Centro, que convocou Professores e educadores do concelho, bem como outros profissionais e implicados no processo de municipalização, para uma concentração na Rua José Cerveira Lebre.

PUBLICIDADE

O SPRC está contra o “contrato de municipalização que o governo procura celebrar em final de mandato e perante a forma, verdadeiramente vergonhosa, como a câmara municipal da Mealhada tem vindo a impor a sua apetência por essa municipalização, a concentração pretende reafirmar a rejeição do processo já manifestada pela esmagadora maioria dos docentes do concelho (designadamente através de votação realizada nos dias 2, 3 e 4 de Junho) e expressar a indignação pela actuação da autarquia”.

Segundo o sindicato, “o assunto foi levado à última sessão da assembleia municipal da Mealhada, tendo ali sido precipitada a sua inclusão na ordem de trabalhos pelo presidente da câmara. Recorde-se, ainda, que a deliberação então tomada assenta exclusivamente no entendimento e na vontade do edil e de alguns dos seus vereadores e não em qualquer debate e participação que são exigíveis para matéria tão controversa e perigosa. Recorde-se, por último, que a autarquia decidiu o envolvimento do agrupamento de escolas no negócio com o governo sem sequer acautelar a pronúncia do seu conselho geral, o que, ainda assim, seria escasso para alicerçar, de forma séria, decisão de tamanha gravidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os participantes na concentração pretendem entregar ao governante uma carta, em que dão conta da forma como o processo tem decorrido, exigindo a suspensão da municipalização que, nas costas dos implicados e de quase todos os intervenientes, pode vir a resultar na celebração de um contrato entre governo e câmara municipal, acrescenta o comunicado do SPRC enviado a NDC.

O organismo liderado por Mário Nogueira lembra que o Secretário de Estado que se deslocará à Mealhada integra o ministério que tem sido charneira na municipalização que o governo pretende levar por diante nos últimos dias da sua governação.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE