Região

Professores e 500 alunos do 2º e 3º ciclos promoveram a sustentabilidade na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 27-05-2023

A praça João Ataíde, na Figueira da Foz, recebeu, na sexta-feira, dia 26 de maio, a Expo-Intermunicipal “Artes e Ofícios, Missão CIM-RC” com o mote “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030”. A iniciativa juntou, em 36 stands, cerca de 500 alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade e 50 professores, oriundos de vários Municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), designadamente: Cantanhede, Figueira da Foz, Góis Lousã, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure e Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

O certame foi oficialmente aberto pela vereadora da Educação do município anfitrião, Olga Brás, e por Vera Lopes em representação da CIM RC.

Olga Brás deu as boas-vindas a todos os jovens e professores presente e saudou, em especial, os alunos da Figueira da Foz que no ano transato venceram a Exposição, e os que este ano se apresentam em competição.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Figueira da Foz está muito satisfeita por vos receber e ser hoje palco dos vossos projetos”, referiu a autarca que lembrou aos alunos que, para além do convívio e da animação que o dia proporcionará, estes não devem perder o foco, pois é “todos juntos, em equipa que podemos encontrar soluções criativas, inovadoras e sustentáveis para os problemas que vão surgindo no nosso caminho”.

A vereadora manifestou-se convicta de que, apesar de os alunos estarem em competição “aprenderão muito com os projetos” e com as experiências dos colegas.
Cerca das 11h30 decorreu um Peddy Papper e logo a seguir ao almoço foi efetuada uma apresentação do projeto “Imagine.Create.Succeed” que se encontra integrado nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

PUBLICIDADE

Já ao final da tarde, cerca das 18h00, o presidente do Conselho Intermunicipal, Emílio Torrão, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes e todos os vereadores do executivo municipal marcaram presença na cerimónia de entrega dos prémios, que foram atribuídos tendo em conta critérios de inovação, originalidade e praticidade da ideia, envolvimento da comunidade e parcerias criadas, pela contribuição para o alcance dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, pela organização e apresentação do stand e pela qualidade de apresentação do Projeto.

Emílio Torrão saudou, entre outros intervenientes no evento, os Agrupamentos, os professores e os alunos. Destacou o empenho dos professores responsáveis pela orientação dos projetos, agradeceu a Pedro Santana Lopes o facto de ter proporcionado um espaço para o evento e destacou o quanto a “Figueira da Foz sabe receber bem”.

No total apresentaram-se publicamente 19 projetos, 9 por alunos do 2ºCEB e 10 do 3º CEB. O júri escolheu como vencedores do 2º CEB: 1.º prémio: “Mor&Light” – Município de Mortágua; 2.º prémio: “O paladar está no olhar” – Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra; 3.º prémio: “Sal&Córnias” – Município da Figueira da Foz; Stand mais original: “O paladar está no olhar” – Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra;  Stand mais ecológico: “Sacos da Gândara” – Município de Mira;
Stand mais social: “SolEcoNecas” – Município de Vila Nova de Poiares.

Já do 3º CEB o  1.º prémio foi para o projeto “6R’s” – Município de Oliveira do Hospital; 2.º prémio: “U.R.R.A – Usa, Reutiliza, Recicla e Ajuda” – Município de Mortágua; 3.º prémio: “Eco Wood” – Município de Góis; Stand mais original: “Arte de Rochas” – Município de Cantanhede; Stand mais ecológico: “Blue Golden Energy” – Município da Figueira da Foz; Stand mais social: “U.A.U – Usa, Ajuda, Usufrui” – Município de Mortágua.

A Expo-Intermunicipal “Artes e Ofícios, Missão CIM-RC” é uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e dinamizada pela GesEntrepreneur, que visa a dinamização de ações que promovam iniciativas empreendedoras, através da criação de uma ideia inovadora, fomentando a criatividade e capacidade de resolução de problemas dos mais jovens, numa vertente ambientalmente sustentável. Encontra-se enquadrada no Programa Realiza.te, no âmbito do Projeto “Imagine.Create. Succeed – o Futuro é Teu”. integrado nos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE